varios fatores podem afetar a classificação de um custo, para fins de definição de custo direto ou indireto
Soluções para a tarefa
Os custos podem ser classificados seja quanto à forma de apropriação ou quanto à variabilidade.
Quanto à forma de apropriação aos produtos e serviços, os custos se dividem em diretos e indiretos.
- Os custos diretos são aqueles gastos que em tese são facilmente mensurados e diretamente aplicados à produção. São exemplos de custos diretos: mão de obra direta e consumo de materiais diretos.
- Os custos indiretos são aqueles gastos que necessitam de um critério de rateio, pois eles não são facilmente identificáveis. São exemplos de custos indiretos: aluguel da fábrica, mão de obra indireta, manutenção da fábrica e material indireto.
Quanto à variabilidade, face aos diferentes volumes de produção dos bens e serviços, os custos podem ser fixos ou variáveis.
- Os custos fixos independem das quantidades produzidas e permanecem constantes dentro de um intervalo determinado de volume de produção. Quanto maior for o volume de produção, menor será o custo fixo por unidade. São exemplos de custos fixos: aluguel, manutenção e seguro da fábrica.
- Os custos variáveis dependem da quantidade produzida. Eles estão diretamente relacionados com o volume de produção. Quanto maior a quantidade produzida maiores serão os custos variáveis totais de produção. O custo variável unitário fica constante. São exemplos de custos variáveis a matéria-prima consumida e a mão de obra.
Os custos podem ainda ser semifixos ou semivariáveis.
- Os custos semifixos são fixos em uma determinada faixa de produção, mas variam quando ocorre uma mudança nessa faixa. É o caso da empresa que necessita aumentar a capacidade produtiva sendo obrigada a alugar um galpão, gerando novos custos fixos.
- Os custos semi variáveis variam com o nível de produção de bens ou serviços, tendo uma parcela fixa existente mesmo que não ocorra uma produção. Cita-se, por exemplo, o caso da conta de energia elétrica da fábrica e de telefone, pois há uma taxa mínima a ser paga mesmo que nada seja gasto ou produzido no período.