História, perguntado por hiagoeduardo371, 4 meses atrás

Vários estudiosos da História Econômica fizeram inúmeras reflexões após a introdução do pensamento liberal, melhor compreendido em Adam Smith. David Ricardo (1772-1823) foi um deles. Motivado pelo economista escocês James Mill (1773-1836), Ricardo passou a escrever sobre economia e política e, dentre as suas principais obras, podemos destacar Princípios de Economia Política e Tributação, publicada, inicialmente, em Londres, no ano de 1817, mas que ganhou uma versão mais completa e, efetivamente, finalizada, numa edição de 1821. Assim, com base nestas informações, analise as asserções abaixo:

I. Para David Ricardo, a determinação do valor de troca das mercadorias é influenciada, diretamente, pela quantidade de trabalho, entretanto a alteração nos salários não afeta o valor de troca, apesar de interferir, diretamente, na obtenção dos lucros. Para simplificar, a elevação no preço do trabalho acarretaria a diminuição nos lucros.
PORQUE
II. Os seus estudos indicavam que a população mundial cresceria tanto a ponto de a demanda por alimentos aumentar em níveis superiores à capacidade de produção, ou seja, com o tempo, a quantidade de alimentos seria insuficiente para alimentar o grande número de pessoas existente no planeta.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por raimundoteixeira220
15

Resposta:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Explicação:

A primeira assertiva está correta, pois representa o cerne do pensamento ricardiano. Primeiro parágrafo da página 70, unidade II.

A segunda é falsa, pois a ideia contida na teoria não é de Ricardo, e sim de Thomas Malthus. Primeiro parágrafo, página 74, unidade II.

Marcos Teixeira

Perguntas interessantes