Vários dos hábitos brasileiros, como o de tomar chás de ervas medicinais para curar doenças e o de usar redes para dormir, foram adquiridos da cultura dos povos indígenas. A influência vai além, chegando a muitos dos nomes de pessoas e lugares cotidianos. É o caso da praia de “Ipanema”, no Rio de Janeiro, batizada, justamente, com um típico sobrenome indígena. O mesmo acontece com o distrito de “Butantã”, em São Paulo.
OLIVEIRA, Noelle. Hábitos e nomes indígenas estão presentes na cultura brasileira. EBC, 2013.
Vêm da cultura indígena hábitos como:
I. Comer mandioca e açaí.
II. Comer pimenta e caruru.
III. Comer carne assada na brasa, churrasco.
IV. Usar óleo de copaíba e catuaba.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
I e IV são verdadeiras.
Explicação:
Os povos nativos brasileiros viviam, sobretudo, do extrativismo vegetal e animal, tendo a mandioca como o carboidrato que servia de base para a sua alimentação (tendo transmitido este conhecimento aos colonizadores, já que muitas das mandiocas nativas eram venenosas e, sem o consumo deste alimento, a vida nas explorações no coração da selva seria impossível), e comendo também açaí e usando a copaíba e a catuaba.
II e III são falsas.
O consumo da pimenta é um hábito que os europeus trouxeram (que, por sua vez, aprenderam com os povos orientais e os árabes), assim como a prática de comer churrasco (embora os nativos comessem carne assada no fogo).
Perguntas interessantes
Inglês,
8 meses atrás
Espanhol,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Ed. Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás