Vários aspectos influem diretamente na qualidade de vida do trabalhador e na produtividade no desempenho das atividades. As condições de adaptação e conforto humano ao trabalho são objeto de estudo nas três grandes áreas da ergonomia, classificadas pela International Ergonomics Association (IEA). Quais são essas áreas ou especificações e qual é o seu escopo?
A. As grandes áreas da ergonomia, sugeridas pela International Ergonomics Association (IEA), são:ergonomia física, ergonomia cognitiva e antropometria (ou medidas antropométricas). A ergonomia física enfatiza o corpo humano e o ambiente físico onde se desenvolve a atividade laboral; a ergonomia cognitiva se relaciona na compreensão dos aspectos mentais dos indivíduos; e as medidas antropométricas dizem respeito à adequação de dimensões e layout dos ambientes para o bem-estar do trabalhador.
B. As grandes áreas da ergonomia, sugeridas pela International Ergonomics Association (IEA), são:ergonomia física, ergonomia cognitiva e acessibilidade. A ergonomia física enfatiza o corpo humano e o ambiente físico onde se desenvolve a atividade laboral; a ergonomia cognitiva se relaciona na compreensão dos aspectos mentais dos indivíduos; e a acessibilidade diz respeito às condições de inclusão nos ambientes de trabalho.
C. As grandes áreas da ergonomia, sugeridas pela International Ergonomics Association (IEA), são:o conforto ambiental, ergonomia cognitiva e ergonomia organizacional. O conforto ambiental estuda a adequação do corpo humano à luminosidade, temperatura e ruídos no ambiente; a ergonomia cognitiva se relaciona na compreensão dos aspectos mentais dos indivíduos; e a ergonomia organizacional centra seus estudos na melhoria dos sistemas sociotécnicos das organizações.
D. As grandes áreas da ergonomia, sugeridas pela International Ergonomics Association (IEA), são:ergonomia física, percepção ambiental e ergonomia organizacional. A ergonomia física enfatiza o corpo humano e o ambiente físico onde se desenvolve a atividade laboral; a percepção ambiental diz respeito a compreensão e a sensações do usuário em relação ao espaço; e a ergonomia organizacional centra seus estudos na melhoria dos sistemas sociotécnicos das organizações.
E. As grandes áreas da ergonomia, sugeridas pela International Ergonomics Association (IEA), são:ergonomia física, ergonomia cognitiva e ergonomia organizacional. Aergonomia física enfatiza o corpo humano e o ambiente físico onde se desenvolve a atividade laboral. A ergonomia cognitiva se relaciona na compreensão dos aspectos mentais dos indivíduos. E a ergonomia organizacional centra seus estudos na melhoria dos sistemas sociotécnicos das organizações.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ários aspectos influem diretamente na qualidade de vida do trabalhador e na produtividade no desempenho das atividades. As condições de adaptação e conforto humano ao trabalho são objeto de estudo nas três grandes áreas da ergonomia, c
Explicação:
Resposta:
E )
As grandes áreas da ergonomia, sugeridas pela International Ergonomics Association (IEA), são: ergonomia física, ergonomia cognitiva e ergonomia organizacional. A ergonomia física enfatiza o corpo humano e o ambiente físico onde se desenvolve a atividade laboral. A ergonomia cognitiva se relaciona na compreensão dos aspectos mentais dos indivíduos. E a ergonomia organizacional centra seus estudos na melhoria dos sistemas sociotécnicos das organizações.
Explicação:
As questões que influem no desempenho do trabalho humano são estudadas pelas grandes áreas da ergonomia, com objetivo de garantir o conforto e a adaptação do homem, interagindo com o ambiente, as ferramentas de trabalho e com o conjunto que envolve o sistema de produção.
As condições de adaptação e conforto humano no trabalho são objeto de estudo das três especificações sugeridas pela International Ergonomics Association (IEA), são elas: ergonomia física, ergonomia cognitiva e ergonomia organizacional.
A ergonomia física centra seus estudos nas questões da saúde do trabalhador, relacionadas com a postura e a segurança no trabalho.
A ergonomia cognitiva investiga as questões mentais do trabalhador enquanto exerce as atividades laborais: carga mental, memória, raciocínio e percepção.
A ergonomia organizacional visa a melhoria dos sistemas sociotécnicos dentro de uma organização, envolvendo equipes de trabalho, comunicação, gerenciamento e recursos humanos.
Os termos antropometria, acessibilidade, conforto ambiental e percepção ambiental são fatores levados em consideração quando se faz referência à ergonomia do ambiente construído. São questões relacionadas à abordagem sistêmica para avaliar o ambiente sob a ótica da ergonomia; não são especificações sugeridas pela IEA.