Variedades botânicas da espécie Brassicaceas, são originárias da região da costa do Mediterrâneo, onde começaram a ser cultivadas e selecionadas há séculos pelo homem. Nos processos migratórios dos europeus tornaram-se cosmopolitas e de grande importância econômica nos diversos continentes. Essa família agrupa numerosos gêneros de plantas herbáceas, algumas das quais com elevada importância econômica como hortaliças para a alimentação humana e produção de óleos e gorduras vegetais, sendo o maior número oleráceas relevantes para a agricultura brasileira (FILGUEIRA, 2008).
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das características contidas na coluna A com as respectivas brássicas na Coluna B.
COLUNA A COLUNA B
I. Possui cultivares com diferentes exigências termoclimáticas que podem ser reunidas em dois grupos: 1°) adaptadas ao plantio no outono-inverno ex. cultivar Teresópolis Gigante (exigente em temperatura fria, tardia, e que produz grandes cabeças brancas) 2°) adaptadas ao plantio na primavera-verão, ex. cultivar Piracicaba Precoce (pouco exigente em clima frio, com desenvolvimento e produção sob temperaturas elevadas).
1. Rabanete
II. Adaptável às variações termoclimáticas, com centro de origem na Costa Norte Mediterrânea, Ásia Menor e Costa Ocidental Europeia. Esta cultura desenvolve-se melhor quando submetidas a temperaturas amenas ou frias e em temperaturas mais elevadas há formação de cabeças pouco compactadas, ou a total ausência de cabeça, nas cultivares de outono-inverno.
2. Couve folhas
III. Cultura típica de outono-inverno, sendo bem adaptada ao frio intenso, geada e tolerância ao calor, permanecendo produtiva durante vários meses do ano. São consumidas cultivares de folhas lisas e macias.
3. Rúcula
IV. Cultura produz melhor sob temperaturas amenas, porém sob temperatura elevada, há a emissão do pendão floral, e as folhas tornam-se menores e rijas. A cultivar mais utilizada é a “Cultivada”, produz plantas vigorosas, com folhas alongadas e de limbo profundamente recortado, de coloração verde-escura e sabor picante.
4. Repolho
V. Adapta-se ao plantio de outono-inverno, tolerando frio e as geadas leves. O desenvolvimento da raiz tuberosa é favorecido por temperaturas baixas e dias curtos, condições que mantêm a planta vegetativa por mais tempo. Quando há alongamento no fotoperíodo e a temperatura se elevadas. As cultivares de maior aceitação produz raízes globulares, de coloração escarlate-brilhante e polpa branca. A tradicional cultivar Early Scarlet Globe ou Redondo Vermelho Precoce.
5. Couve-flor
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Escolha uma:
a.
I - 3; II - 5; III - 4; IV – 1; V- 2.
b.
I - 2; II - 1; III - 5; IV – 3; V - 4.
c.
I - 1; II - 3; III - 2; IV – 4; V – 5.
d.
I - 5; II - 4; III - 2; IV – 3; V- 1.
e.
I - 4; II - 3; III - 2; IV – 1; V – 5.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
I - 5; II - 4; III - 2; IV – 3; V- 1. CONFERIDO PELO AVA
Respondido por
2
Resposta:
c.
I - 5; II - 4; III - 2; IV – 3; V- 1.
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Informática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás