Variáveis macroeconômicas (como taxa de juros, inflação, taxa de câmbio e Produto Interno Bruto) têm papel fundamental na economia de um país, uma vez que podem influenciar diretamente no sistema econômico, afetando as empresas e o seu valor de mercado.
Marque a alternativa que representa o impacto de uma variável macroeconômica sobre as empresas de forma correta.
Selecione a resposta correta
A) Níveis de inflação estáveis favorecem as empresas, pois tendem a manter o poder de compra dos salários e melhorar o horizonte de planejamento e de investimento dos negócios.
B) Crises no mercado de trabalho diminuem a renda média das famílias e tendem a aumentar as vendas de produtos alimentares, vestuário, calçados, serviços pessoais e pequenas reformas.
C) O aumento da safra agrícola favorece os produtores rurais e exportadores desses produtos, pois mantém suas exportações em patamares elevados, porém diminui a comercialização de insumos e de implementos agrícolas.
D) O aumento da taxa de juros favorece a expansão de empresas do setor financeiro e de vendas a prazo, pois garante maiores lucros nas operações de empréstimo e de produtos pagos em longo prazo mais baratos.
E) A desvalorização cambial tem efeitos negativos a empresas exportadoras, pois representa queda no valor da moeda nacional com relação a de outros países, proporcionando mais competitividade pelos produtos internos no exterior.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A= Níveis de inflamação estáveis favorecem as empresas, pois tendem a manter o poder de compra dos salários e melhorar o horizonte de planejamento e de investimento dos negócios.
Resposta:
A) Níveis de inflação estáveis favorecem as empresas, pois tendem a manter o poder de compra dos salários e melhorar o horizonte de planejamento e de investimento dos negócios.
Explicação:
Crises no mercado de trabalho diminuem a renda média das famílias e tendem também a diminuir as vendas de produtos alimentares, vestuário, calçados, serviços pessoais e a realização de pequenas reformas. O aumento da safra agrícola favorece os produtores rurais e exportadores desses produtos, pois mantém suas exportações em patamares elevados, além de aumentar a comercialização de insumos e de implementos agrícolas. O aumento da taxa de juros favorece a expansão de empresas do setor financeiro, pois garante maiores lucros nas operações de empréstimo, porém tende a diminuir as vendas a prazo, pois se tornam mais caras. A desvalorização cambial tem efeitos positivos para empresas exportadoras, pois representa uma queda no valor da moeda nacional com relação a de outros países, proporcionando mais competitividade pelos produtos internos no exterior. Níveis de inflação estáveis favorecem as empresas, pois tendem a manter o poder de compra dos salários e melhorar o horizonte de planejamento e investimento dos negócios. Além disso, evita a necessidade de passar grandes e inesperados reajustes aos preços dos produtos.