Várias teorias tentaram sistematizar o crescimento demográfico. Sintetize, em linhas gerais, a tese
demográfica de Thomas Malthus. Em seguida, evidencie seus equívocos. Qual a relação dessa teoria com a Teoria Neomalthusiana?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
malthus se preocupava com o crescimento da população e propoz que o alimento crescia em progressão aritmetica e o alimento crescia em progressão geometrica
A Teoria Malthusiana que se fundamenta na relação entre crescimento populacional e os meios de subsistência, apoia-se nos seguintes princípios: caso não seja detida por obstáculos como guerras e epidemias, a população tende a crescer em progressão geométrica, duplicando-se a cada 25 anos. Os meios de subsistência, segundo Malthus, só poderiam aumentar segundo uma progressão aritmética. Assim, para evitar a fome e o caos, era necessário que a população parasse de crescer, e, para que isso ocorresse, a solução estava na sujeição moral do indivíduo (casamentos tardios, abstinência sexual, etc.). Todavia, se o crescimento geométrico da população tivesse ocorrido conforme as previsões de Malthus, a população mundial seria, em 2010, de 185 bilhões de pessoas, quando, na realidade, é de 7 bilhões. A emancipação progressiva da mulher, que implicou em uma participação cada vez mais decisiva no controle da sua fertilidade, também foi um aspecto não previsto por Malthus.
Pode-se dizer que a Teoria Neomalthusiana é a atualização da Teoria Malthusiana. Para os neomalthusianos, uma população numerosa seria um obstáculo ao desenvolvimento de um país e levaria ao esgotamento dos recursos naturais, ao desemprego e à pobreza. Isso aconteceria devido à elevação dos gastos governamentais com os serviços de educação e saúde, faltando investimentos nos setores produtivos.