Várias são as condições que permitem a variabilidade da língua. Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta
.I. Variação relativa ao meio ou canal de comunicação da língua – é a que ocorre quando o falante está usando um meio de comunicação e deve se adequar a ele. Para isso utiliza da língua formal ou informal, dependendo do contexto.
II. Variação de acordo com o meio social a que o sujeito pertence ou à formação familiar – neste caso, temos os regionalismos. O sujeito fala de acordo com a cidade em que vive.
III. Variação em relação à região do Brasil em que a língua é falada – este é o caso em que o sujeito usa os regionalismos e os dialetos locais.
IV. Variação em relação ao grupo com o qual o sujeito interage – pode-se dizer que este tipo de variação permite que ocorra o uso das gírias.
Soluções para a tarefa
Olá!
Irei explicar o porquê cada alternativa esta certa ou errada:
I - Está correta, pois é a adaptação da linguagem dependente do meio pelo qual você transmitirá uma mensagem, pense por exemplo (exemplo bastante grotesco mas é um bom exemplo), no caso de um caipira com um sotaque bastante incomum apresentanto um noticiário famoso na televisão, este certamente deve fazer alterações em seu vocabulário para ficar "apresentável" as normas do público (cá entre nós é bem mais atrativo um noticiário feito por um caipira).
II -Quando se fala de meio social ou familiar, se diz mais a respeito da doutrinação social realizada sobre a linguagem, quanto a falar mais alto, mais baixo, mais rápido, mais lento, e isto independe de regionalismos, portanto está errada.
III - O grande sotaque brasileiro influenciando na língua conforme o regionalismo, Correta
IV - Mesma ideia de influência social sobre a linguagem, correta.
Espero ter ajudado!