Várias idéias expressas no Manifesto Antropófago estão manifestas também na pintura de Tarsila do Amaral que ilustra esta seção. Quais delas você identifica? Exemplifique com trechos do texto.2. Que frases do texto se relaciona a obra de Maria Martins que conhecemos neste capítulo? 3. Que proposta do manifesto antropófago se relacionam com a dramaturgia de Oswald Andrade?4. Em sua opinião, o manifesto antropófago ajuda a pensar a cultura brasileira hoje? Explique por que.
Soluções para a tarefa
1. As ideias do Manifesto Antropófago presentes na pintura de Tarsila do Amaral, O Abaporu são:
- A figura nua: valorização do índio, presente no manifesto, nos trechos: "Tupi, or not tupi that is the question."; "O que atropelava a verdade era a roupa, o impermeável entre o mundo interior e o mundo exterior. A reação contra o homem vestido." e "Filhos do sol, mãe dos viventes.";
- O cenário brasileiro, remetendo ao interior do nordeste (sol e cacto), nos trechos: "E nunca soubemos o que era urbano, suburbano, fronteiriço e continental";
- Os pés grandes, ligados à terra: "Em comunicação com o solo";
- O tamanho da figura, que lembra um totem: "A transfiguração do Tabu em totem".
2. Ao vermos a obra O impossível, de Maria Martins, percebemos a representação da antropofagia citada no manifesto, já que as figuras parecem querer se devorar através dos seus tentáculos.
3. Na dramaturgia de Oswald de Andrade percebe-se a absorção de diferentes estilos, que remete à antropofagia citada no manifesto. O autor usa referências tanto da Europa quanto da cultura indígena em seus trabalhos, adaptando-as à cultura brasileira da época.
4. Resposta pessoal.
O movimento antropofágico
Marca o início do Modernismo Brasileiro com a publicação do Manifesto Antropófago pelo escrito Oswald de Andrade. Esse texto influenciou outros artistas, como pintores, escultores e escritores, pois sugeriu uma forma de criar arte baseada na antropofagia.
Antropofagia era a ação, realizada por algumas tribos indígenas, de comer a carne do inimigo (canibalismo) para adquirir sua força e suas qualidades. Era uma crença dos índios. Oswald sugere que os artistas brasileiros façam o mesmo, ou seja, "comam" as influências estrangeiras e indígenas e criem, a partir disso, uma arte tipicamente brasileira.
Para saber mais sobre o Manifesto antropofágico, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/25920176