Biologia, perguntado por felipeferreira10, 1 ano atrás

Várias características são atribuídas pelo cientistas para caracterizar a vida dos seres vivos, quais serão essas características, lembrando que algumas características podem existir em seres que não são considerados vivos

Soluções para a tarefa

Respondido por israelsoares10
0

Em função da dificuldade de definir o que é um ser vivo, os cientistas estudam algumas características que possibilitem a distinção entre um ser vivo (fator biótico) e um corpo inanimado (fator abiótico). A seguir são colocadas algumas dessas características.

Composição Química

Nos corpos inanimados ela é simples (apenas substâncias inorgânicas que são moléculas pequenas e relativamente simples), já nos seres vivos, ela é mais complexa, pois além de apresentar substâncias inorgânicas, os seres vivos apresentam, também, substâncias orgânicas (complexas e variadas formadas por longas cadeias, onde o carbono é o elemento principal). Então nos seres vivos têm:

a) Substâncias Orgânicas – proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e vitaminas.
b) Substâncias Inorgânicas – água e sais minerais.

Organização Celular

Com exceção dos vírus os demais seres vivos são constituídos por célula (s). Essas apresentam constituição e organização diversificadas, como se observa a seguir: 

Considerando-se o número de células:

a) unicelular – organismo constituído por uma unica célula. Exemplos: bactérias, cianobactérias, protozoários, algumas algas e alguns fungos.
b) pluricelular – organismo constituído por várias células. 
Exemplos: algumas algas, alguns fungos, todos os vegetais (considerando-se que as classificações atuais colocam todas as algas eucariontes no Reino Protista) e todos os animais.

Considerando-se a organização nuclear:

a) Procarionte – não apresenta a carioteca ou membrana nuclear. Exemplos: bactérias e cianobactérias.
b) Eucarionte – apresentam a carioteca e, portanto, o material genético organizado. Exemplos: Protozoários, algas protistas, fungos, vegetais e animais.

Níveis de organização

Para os organismos pluricelulares, observa-se níveis de organização superiores à célula. Veja: 

Células – são as unidades morfofisiológicas dos seres vivos, elas se reúnem para compor os tecidos.Tecido – trata-se de um conjunto de células, semelhantes ou não, que se reúnem para desempenhar determinadas funções.Órgãos – são estruturas formadas pela reunião de tecidos.Sistemas – são formados pelos órgãos que se reunem para desempenhar determinadas funções.Organismo – é composto por vários sistemas que se interagem harmonicamente.População – é formada pelos indivíduos de uma espécie que vivem em uma mesma região e em uma determinada época.Comunidade – é o conjunto de espécies que vi-vem em um determinado local e em uma deter-minada época.Ecossistema – é o conjunto das comunidades de uma região interagindo com o ambiente (são os fatores bióticos mais os fatores abióticos).Biosfera ou ecosfera – trata-se do conjunto de todos os ecossistemas do planeta  

Então os níveis básicos de organização dos seres vivos são:

Célula  -  tecido  -  órgão  -  sistema  -  organismo  -  população  -  comunidade  -  ecossistema  -  biosfera

































































































































































































































































































































































































































































































































































Perguntas interessantes