variação histórica e variação geográfica,O que é , exemplos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como o nome já sugere, a variação linguística trata as mudanças da língua dentro do seu próprio sistema. A língua não é fixa, invariante, ela varia no decorrer de sua história, de sua localização social e cultural. Mesmo conhecer a “nomenclatura”, alguma vez na vida você já se deparou com variação, seja conversando com alguém, assistindo a programas de TV ou lendo textos regionais.
Explicação:
Falar de variantes históricas é falar que ao longo da nossa história, a língua muda. Literatura por exemplo, as produções literárias, são séc 16, 17, 18. Vemos ai outras expressões por exemplo: Você era Vossa mercê.
- Isso faz parte do processo, do uso da língua
- Está ligado ao comportamento (informais)
Então as variações históricas estão associados aos diferentes usos da língua ao longo do tempo.
As variantes geográficas são locais, elas são características de uma determinada região que muitas vezes são colocadas em evidência através da forma de utilizar a língua. O Brasil liguisticamente, nesse caso, é rico por conta dessas variantes.
A nossa língua da mesma forma que ela sofre influência por aspectos sociais, a questão geográfica e regional é dominante pois a língua portuguesa, somente, ela já mostra para gente a diferença do português do brasil com o português de portugal (palavras, sotaques,) então por nós termos um país com uma extensão territorial dividida, é comum.
- Sotaques é uma marca de variação regional
- Biscoito x Bolhacha
Espero ter ajudado. Bons estudos.
Qualquer duvida entre em contato.