)
[...] Vargas declarava que pelo voto os trabalhadores poderiam inferir na política e “influir nos próprios destinos da nação. Como cidadãos, a vossa vontade pesará nas urnas Como classe podereis imprimir o vosso sufrágio a força decisória do número. Hoje estais no governo amanhã serei governo”. Esses pronunciamentos eram entendidos pela oposição como um aceno aos trabalhadores, e como uma manipulação demagógica e uma desconsideração pelos setores empresariais. Temia-se que Vargas usasse de seu prestígio junto aos trabalhadores e sindicatos para tecer uma nova solução golpista. Apelando aos trabalhadores Vargas viu-se gradativamente abandonado pelos políticos e militares. Quando o povo saiu às ruas para defendê-lo já era tarde. O presidente estava morto.
D´ARAUJO, Maria Celina. A Era Vargas. São Paulo. Ed: Moderna, 1997, p.88.
Considerando as consequências políticas do suicídio de Vargas, avalie as afirmativas a seguir:
I. Criou na população o sentimento de que Vargas havia traído os trabalhadores.
II. Provocou motins populares, articulações de greves.
III. Ataques aos opositores do presidente e representantes do imperialismo.
IV. Parou o golpe em curso que foi descartado após a reação popular.
V. Garantiu o apoio popular a UDN que vence as eleições presidenciais de 1955.
Assinale alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas II, III e V estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas III, V e VI estão corretas.
4)
De Fernando Collor de Melo a Luís Inácio Lula da Silva, as referências positivas ao presidente JK aparecem nos discursos políticos, seja pela ideia de modernidade, seja pela serenidade em administrar as relações entre governo e segmentos sociais diferenciados. Muitos, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, apontaram em Juscelino o “apurado juízo político” e a figura de “herói de um povo”, destacando, no seu governo, a capacidade de planejamento para assegurar a participação do capital privado em obras de interesse público. [...] O livro de Ronaldo Costa Couto exemplifica como a história, construída na interpretação do autor, reforça uma visão linear do desenvolvimento brasileiro, que se fez em torno de alguns atores e de suas decisões políticas. O título do trabalho já é significativo do caminho trilhado por Couto: Brasília Kubitschek de Oliveira. Nas suas palavras, “Brasília é Juscelino, símbolo e obra maior de seu governo e vida. Brasília é ele. É Kubitschek de Oliveira.” Nessa construção, o heroico, os ritos, o grande evento, sinalizam não só o início de um novo tempo, mas também a possibilidade de um futuro promissor. Muitos outros trabalhos vieram para confirmar essa apologia do herói nacional. Em JK, o artista do impossível, Cláudio Bojunga afirma que o seu período de governo foi um momento mágico de crescimento econômico, democracia política e florescimento cultural.
CARDOSO, Heloisa Helena Pacheco. Os “anos dourados”: memória e hegemonia. Revista ArtCultura, Uberlândia. Editora Edufu, v. 9, n. 14, 2007.
Avalie as afirmativas sobre a construção da imagem do governo de Juscelino Kubitschek:
I. A união nacional e social já existente é fortalecida pela habilidade política de Juscelino Kubitschek, bem como as implementações bem sucedidas no plano econômico.
II. A historiografia que parte da perspectiva do mito minimiza a crise econômica enfrentada durante o governo de Juscelino, herdada por Jânio Quadros e por João Goulart.
III. Em meio a golpes e governos de exceção, JK conseguiu passar a faixa presidencial ao sucessor, era um símbolo democrático. Antes do seu governo havia ocorrido o suicídio de Vargas e depois ocorre a renúncia de Jânio Quadros seguida do golpe civil-militar de 1964.
IV. O desenvolvimentismo estabeleceu as bases para a reforma agrária, as populações politicamente menos favorecidas do Norte e Centro-Oeste, posseiros, população ribeirinha e povos indígenas foram as mais beneficiadas.
V. Embora bem-sucedido se pensado exclusivamente do ponto de vista da campo da cidadania, o governo JK não possuiu o mesmo êxito na realização do Plano de Metas, mesmo assim a população obteve benefícios gerados pelo crescimento econômico.
Agora, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra b espero ter te ajudado
Explicação:
thacu
Perguntas interessantes
Biologia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Química,
4 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Física,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás