vantagens e desvantagens da terceirização no brasil
Soluções para a tarefa
O que é a terceirização?
Antes de entender as vantagens e desvantagens da terceirização, vamos compreender definitivamente o que é terceirização nas empresas.
A terceirização nada mais é do que a contratação de empresas ou profissionais autônomos para a realização de atividades específicas. Na verdade, atribuir tarefas a um terceiro é uma forma de atender necessidades diversas sem se sobrecarregar.
Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro em contratações e treinamento. Assim, a terceirização aparece como facilitadora na rotina.
Atividades que complementam o negócio passam a ser responsabilidade de uma prestadora de serviços de confiança. Com isso, a empresa evita grandes preocupações e pode se dedicar ao seu core business, o foco principal do negócio.
Como funciona a terceirização?
A terceirização é também uma forma de organização estrutural. Muitas empresas preferem terceirizar certas atividades ao invés de realizar processos de recrutamento e contratar mais funcionários para um trabalho.
Leia aqui a importância do Documento Básico de Entrada (DBE) para contratar serviços de terceiros
Para repassar as atividades a um terceiro, é preciso estabelecer um contrato de prestação de serviços que seja benéfico para as duas partes. A legislação apoia esse tipo de contrato.
Vantagens e desvantagens da terceirização
- Vantagens da terceirização
- Foco no core business
Quando terceiriza uma “atividade-meio”, você passa a dar continuidade no que verdadeiramente traz resultados e lucros para a empresa. Assim, a atividade principal, o core business e as estratégias necessárias para buscar crescimento recebem toda sua atenção e cuidado.
2.Produtividade
O aumento no ritmo de trabalho e em produtividade é mais uma vantagem da terceirização. Muitas vezes, ela também possibilita a melhora na qualidade do serviço oferecido.
3.Otimização
A terceirização permite a otimização nas atividades que trazem resultados para a empresa. Ninguém precisa ficar sobrecarregado, uma vez que os processos e as atividades são distribuídos de maneira adequada, de acordo com as necessidades do mercado.
4.Economia
Com menos contratações de espaço físico da empresa (e menos manutenção desse espeço!) além de menos investimento em estrutura, a economia é uma vantagem clara da terceirização.
O custo da empresa passa a ser menor e, mesmo sem muito investimento, o crescimento é contínuo.
- Desvantagens da terceirização
1- Fiscalização
Para garantir que não haja perda na qualidade do trabalho, fiscalize constantemente o que está sendo feito pela empresa contratada.
A terceirização de fato aumenta a produção, mas quem está mais preocupado com a qualidade do serviço final será sempre o gestor da operação principal.
Por isso, conheça exatamente a empresa que ficará com os seus serviços e adquira confiança nela.
2-Busca pelo parceiro ideal
Você provavelmente investirá um pouco de tempo para encontrar os parceiros ideais. Afinal, não é porque se trata de uma terceirização que os colaboradores não devem ter comprometimento e se mostrarem eficientes.
Em algumas áreas, há muitos profissionais que terceirizam o mesmo serviço, e você deve fazer uma avaliação criteriosa para chegar a uma conclusão e escolha final.
3- Planejamento
A falta de planejamento pode prejudicar os resultados buscados por uma terceirização.
Caso as mudanças sejam repentinas na estrutura, isso acaba sendo uma desvantagem para os profissionais que já estão com a empresa há um tempo.
4- Dependência
A dependência de terceiros acaba aumentando e isso pode gerar uma falta de controle pelo gestor.
É importante estar sempre em contato e com um plano de comunicação eficiente para não perder a identidade da empresa.
Mesmo com a terceirização, não se deve esquecer o perfil da empresa contratante nem perder a autonomia do negócio. A terceirização deve ser um complemento.
XOXO