Português, perguntado por LarissaHelena15, 1 ano atrás

vanguardas europeias- resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por Anna123456789
157
Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição cultural do século 19. Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo.

As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo.

Futurismo: primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte. Sua produção preconiza a subversão radical da cultura e dos costumes, negando o passado em sua totalidade e pregando a adesão à pesquisa metódica e à experimentação estilística e técnica. 

Cubismo: resultado das experiências de Pablo Picasso (1881 – 1973) e de Georges Braque (1882 – 1963), esteve, inicialmente, ligado à pintura e teve por princípio a valorização das formas geométricas. Na literatura, caracteriza-se pela fragmentação da linguagem e geometrização das palavras, dispostas no papel de maneira aleatória a fim de conceber imagens.

Dadaísmo: surgido em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), constitui um grito de revolta contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra. Por isso, os dadaístas são contra as teorias e ordenações lógicas. 

Expressionismo: tem como herança a arte do final do século 19 e valoriza aquilo que chama de expressão: a materialização criativa (na tela ou no papel) de imagens geradas no mundo interior do artista.

Surrealismo: como o Expressionismo, preocupa-se com a sondagem do mundo interior, a liberação do inconsciente e a valorização do sonho. Esse fascínio pelo que transcende a realidade aproxima os surrealistas das ideias do psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939).

LarissaHelena15: Agradeço, mas tem mais um detalhe... Não consegui editar a pergunta :s É atividade de um livro da escola que pede para eu resumir da pag. 46 á 50.. São alguns textos
Anna123456789: Me desculpe por nao ter respondido da maneira que voce gostaria ....
Anna123456789: voce quer um pequeno resumo ?
LarissaHelena15: magina, eu que peço desculpa por não ter explicado direito. Mas sua resposta foi ótima, ajudou sim.. obrigada!
LarissaHelena15: sim...
Anna123456789: As vanguardas europeias foram movimentos artísticos (artes plásticas e literatura), ocorridos na Europa durante o século XX, que apresentavam como principais características a oposição ao academicismo (tradicionalismo) e a adoção de projetos inovadores e experimentais.
Anna123456789: olha esta ai ..... Se gostar coloque como melhor resposta ,,,, Agradeço
Respondido por thaissacordeiro
74

Depois da Primeira Guerra Mundial e Revolução Industrial houve uma série de transformações no âmbito econômico, social e político. E por meio dessas modificações, correntes ideológicas como o fascismo e nazismo foram criadas.

E para quebrar com paradigmas e padrões foram criadas as vanguardas, em que a arte resolveu trazer uma nova concepção de mundo, um protesto ao conservadorismo, ao idealismo do padrão estético, todo um questionamento sobre o que era imposto.

Vanguardas Artísticas Europeias : Dentre os destaques das vanguardas europeias temos: o Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo, Futurismo e Surrealismo.

Bons estudos!

Perguntas interessantes