Vamos responder algumas questões importantes para que juntos possamos realizar a nossa Avaliação em
Grupo.
QUESTÕES
1 – O que é Canvas?
2 – Quando foi criado?
3 – Para quê serve?
4 – Como funciona?
5 – Quais as 4 principais perguntas na hora de fazer o Canvas?
Soluções para a tarefa
1 - Canvas é uma ferramenta empresarial estratégica desenvolvida para auxiliar o empreendedor a elaborar seus modelos de negócios.
2- em 2000
3 - O objetivo desta ferramenta é definir uma proposta de valor através da análise de 9 pontos estratégicos interligados:
Proposta de Valor
Segmentos de Clientes
Relacionamento com clientes
Canais de Distribuição
Fluxos de Receitas
Atividades Chave
Recursos Chave
Parceiros
Estrutura de Custos
4-Os quadros do modelo Canvas são divididos em dois hemisférios, semelhante ao que ocorre no cérebro das pessoas.
Desse modo, no lado esquerdo ficam posicionadas as informações lógicas, enquanto no lado direito estão colocadas as informações que tratam dos assuntos emocionais. O complemento entre as duas partes é o que acabará apresentando o resultado final do trabalho.
5 - Como ?- O que? - Quem ?- Quantos ?
1. Como?
Aqui, o empreendedor deve informar sobre seus parceiros-chave, sobre as atividades principais do seu novo negócio e quais são os recursos disponíveis.
Parceiros-chave: São as redes de fornecedores, contatos e parceiros essenciais que garantirão o funcionamento e trabalharão junto ou para a sua empresa. Por exemplo: alianças estratégicas com empresas do mesmo ramo, joint ventures, parcerias de marketing, etc. Perguntas-guia: Quem são/poderia ser nossos parceiros-chave? Quais são os recursos oferecidos? Quem são os fornecedores estratégicos?
Atividades-chave: São as atividades mais importantes que a sua empresa exercerá e oferecerá. Aquilo que a empresa precisará fazer para funcionar e ter lucro. Por exemplo: Produção de bens, resolução de problemas, canais de distribuição e relação de network.
Recursos-chave: são aqueles que permitem à empresa criar e oferecer proposta de valor, atingir mercados, manter relacionamento com clientes e gerar receitas. Ou seja, são os ativos fundamentais para que sua empresa funcione. Por exemplo: recursos humanos e financeiros, ativos físicos e intelectuais.
2. O quê?
Proposta de valor: O que sua empresa oferecerá para o mercado e que terá valor para os clientes. Aqui é representado os pacotes de produtos ou serviços que geram valor para o seu público-alvo, ou seja, como as necessidades e os desejos desses clientes serão atendidos, quais os benefícios oferecidos pela empresa. Por exemplo: inovação, funcionalidade, customização, status, preço/redução de custos, acessibilidade, etc. Perguntas importantes: Que valor entregarei para o cliente? Quais problemas serão resolvidos? Qual a necessidade do meu produto para o mercado? Quais produtos/serviços serão oferecidos de acordo com o público-alvo?
3. Quem?
Relacionamento com clientes: Aqui você planejará como fará a aquisição e retenção de clientes. Qual será a estratégia para alcanças seu público-alvo. Depois de alcançado, como manter esse relacionamento. Perguntas importantes: Que tipo de relacionamento cada segmento de cliente espera que você mantenha com eles? Como e quais serviços oferecer para manter o relacionamento com os clientes? Por exemplo: cartão de fidelidade, atendimento direto ao cliente, etc.
Segmento de clientes: Qual o nicho, quais os diferentes grupos de pessoas ou organizações, com necessidades ou comportamentos em comum e claramente definidos que a empresa pretende servir. É necessário identificar e definir claramente quais são as características e necessidades do público que a empresa atenderá. Perguntas importantes são: Para quem estamos criando valor e quais suas características? Quais são os potenciais clientes mais importantes e como alcança-los?
Canais: Qual o meio de comunicação e como a empresa entrega valor para o cliente. Isso inclui: canais de comunicação, vendas e distribuição do produto. É necessário planejar as estratégias de marketing e posicionamento da empresa.
4. Quanto?
Estrutura de custos: Descreve os principais custos envolvidos na fundação do novo negócio. Após definir as atividades, parceiros e recursos é possível calcular os custos envolvidos no modelo de negócios.
Fluxo de receitas: Representa a possibilidade que a empresa terá para obter lucro com os segmentos de clientes do negócio. Cada um desses segmentos poderá gerar um ou mais fluxo de receitas: receita de transação – são os pagamentos únicos feitos pelos clientes. Receita recorrente –aquela que entrega valor ao cliente ou oferece suporte após a compra. Por exemplo, a venda do produto ou serviço, o preço por uso do produto ou serviço, assinaturas, licenças, publicidade, etc – todos esses entram como fluxo de receita. Perguntas a serem feitas são: Quanto o cliente pagaria pelo meu produto ou serviço? Quais as maneiras preferidas nesse segmento de se fazer um pagamento? Se o produto já existe no mercado, qual o valor pago pelo cliente?
A cada pincelada ele se aproxima mais daquilo que imaginou lá no início. Traçar estratégias no Canvas é como usar uma tela e um pincel. As ideias começarão a aparecer de forma sequencial, conforme você for montando seu plano.