Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

Vamos ler o seguinte trecho de texto:

É, assim, imprescindível debater com a sociedade um outro conceito de currículo e escola, com novos parâmetros de qualidade. Uma escola que seja um espaço e um tempo de aprendizados de socialização, de vivências culturais, de investimento na autonomia, de desafios, de prazer e de alegria, enfim, do desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões. Essa escola deve ser construída a partir do conhecimento da realidade brasileira. Nesse processo, é preciso valorizar os avanços e superar as lacunas existentes no projeto político-pedagógico, ou seja, melhorar aquilo que pode ser melhorado.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Departamento de políticas de educação infantil e ensino fundamental. Coordenação geral do ensino fundamental. Orientações gerais. Brasília, 2004. p. 11.

A partir do texto citado podemos estabelecer que:

a) A escola é a única instituição para que as crianças aprendam e interiorizem as normas e regras que o processo de socialização tem para nos transmitir.

b) A escola não tem a obrigação de considerar dimensões ou problemáticas externas, já que é somente responsável por aquilo que acontece nas salas de aula e por ensinar o conteúdo curricular estabelecido.

c) A transmissão de conhecimentos sociais, de regras, comportamentos, respeito e atitudes corretas para as crianças acontece no espaço da escola de maneira exclusiva e unilateral do professor para a criança, já que, quando entram na escola, elas desconhecem as maneiras apropriadas de se comportar.

d) A escola é uma das instituições que fazem parte do processo de socialização e, precisamente por isso, deve ser sensível às problemáticas externas, pois as crianças convivem com diversas realidades econômicas e culturais.



Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
154
Olá! 


A alternativa D é a que melhor se aplica como correta. A escola é uma das instituições que fazem parte do processo de socialização e, precisamente por isso, deve ser sensível às problemáticas externas, pois as crianças convivem com diversas realidades econômicas e culturais. 


Inicialmente, é interessante observar a necessidade da sensibilidade dos educadores quanto as situações externas dos alunos, visto que os aspectos que eles vivenciam fora da escola podem trazer um bom desempenho ou ruim dependendo de seu quadro doméstico, social e econômico. 


Deste modo, trabalhar a inclusão desses alunos é um bom fator para auxilia-los a entender melhor a escola como pilar em sua formação, e como uma ferramenta para que ele possa superar as barreiras em sua vida comum.

Até a próxima. 

Respondido por dudaferreira2003
53

Resposta:

A alternativa D é a que melhor se aplica como correta. A escola é uma das instituições que fazem parte do processo de socialização e, precisamente por isso, deve ser sensível às problemáticas externas, pois as crianças convivem com diversas realidades econômicas e culturais.  

Perguntas interessantes