Vamos discutir a ATD2 neste Fórum e dessa forma nos preparar para a participação nessa atividade avaliativa. Lembramos que trata-se de uma atividade interdisciplinar e que sua participação no Fórum de Orientação será avaliada conforme os critérios publicados no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
O tema da ATD2 está relacionado com a “Profissão Docente, características e a questão da profissionalização” .
Profissão
É uma palavra de construção social.
Não é neutra, nem científica.
É uma realidade dinâmica, calcada em ações coletivas.
É produzida pelas ações dos atores sociais.
É um conceito produto de um determinado conteúdo ideológico e conceitual
Vejamos o que é Profissão, exposto por Veiga (2015)
Com essa compreensão do significado do termo, analisemos o texto que nos remonta para a profissão docente em nosso país.
“No Brasil, a importância dos professores no cômputo geral dos empregos formais não é menor do que nos países avançados. Do total dos empregos registrados em 2006, 8,4% deles destinavam-se a professores. A importância dos profissionais do ensino se revela também pelo fato de constituírem eles o maior subgrupo ocupacional entre os profissionais das ciências e das artes (53%) com alto nível de escolaridade (médio e superior), compartilhado com outros profissionais como engenheiros, médicos, dentistas, jornalistas, advogados.
Com esse quadro a profissão docente se sedimenta e necessita que esse (a) profissional esteja preparado(a) para exercer uma prática contextualizada, atenta às especificidades do momento, à cultura local, ao alunado diverso em sua trajetória de vida e expectativas escolares. Uma prática que depende não apenas de conhecimentos e de competências cognitivas no ato de ensinar, mas também de valores e atitudes favoráveis a uma postura profissional aberta, capaz de criar e ensaiar alternativas para os desafios que se apresentam (TEDESCO, 1995; TEDESCO, 2006; TEDESCO; FANFANI, 2006; GATTI, 2007)”.
Esses desafios relativos ao fazer do professor, como pessoa e profissional, exigem cada vez mais a busca de identidade profissional, que se encontra em constante adequação.
Em seguida, propomos que para melhor compreensão dessa realidade, que é universal, leia o texto de CAVACO (1995), conforme segue.
“A história dos últimos anos mostra-nos como a concepção do mundo-natureza tem vindo a evoluir e é hoje dominada pelos conceitos de indeterminação e relatividade, o que conduziu à valorização de novas soluções, à celebração da criatividade e da autonomia. Na ciência ampliam-se e aprofundam-se as vias de reflexão epistemológica e metodológica abrindo espaço para o estudo de novos problemas e para o reequacionar de velhas questões. O mito da exclusividade dos métodos quantitativos esbateu-se e admitem-se análises diversificadas, complementares e/ou alternativas, da mesma realidade.
É neste quadro que o estudo das problemáticas relativas às questões de ensino/educação/formação tende a diversificar-se e a aprofundar-se, contemplando também a figura do professor, através de uma perspectiva poliédrica, multifacetada. Ultrapassam-se as visões clássicas que o situam na eficácia do seu fazer como agente social, no espaço restrito da sala de aula, para o considerarmos de forma integrada, como homem/cidadão/profissional, em devir, inserido e em ação, na sociedade do seu tempo”.
Dando prosseguimento a reflexão, propomos que analise os conceitos apresentados sobre a profissão de docente no contexto atual e contemple com suas observações no Fórum às seguintes questões:
Quais os principais desafios de ser professor como profissão?
Como atender aos princípios éticos em um contexto desafiante em relação ao ensino/ aprendizagem dos alunos?
Qual é a importância da preparação/formação para exercer a atuação docente contextualizada e que atenta às especificidades do momento, à cultura local, ao alunado diversificado, com a intenção de contribuir no desenvolvimento de seu papel para a melhor qualidade da educação?
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Dentre os principais desafios do professor, estão as condições que o governo oferece para a educação, a necessidade de inclusão e a busca por melhores formas de transmitir a didática.
Para atender aos princípios éticos é importante que o professor se mantenha em constante aprendizado.
Explicação:
Assim o desenvolvimento da criança não deve ser dado de maneira solitária, ou seja, é necessário que o educador esteja presente como um facilitador do ensino, atuando de forma inclusiva.
Além disso, a educação inclusiva tem como objetivo a organização do atendimento educacional especializado, com o intuito de criar instituições que promovam o aceso ao aprendizado e inclusão das crianças como fundamentais.
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás