Filosofia, perguntado por marfingalego, 5 meses atrás

Vamos atentar para a tragédia Édipo Rei. Édipo ignorava completamente a ordem a que estavam sujeitos os acontecimentos de sua vida. Fez tudo sem saber o que fazia. Encontrou-se com um homem chamado Laio no caminho para Tebas, desentendeu-se com ele, partiram para um combate violento e Édipo terminou por matá-lo. Chegando em Tebas, casou se com a rainha Jocasta, cujo esposo, Laio, havia desaparecido de forma misteriosa.

I - O homem encontrado chamava se Laio.
II - Jocasta com que se casou era sua mãe.
III - Este era seu destino.
IV - O fato ocorreu na Itália.

Assinale as alternativas corretas: *

a) I, II, IV

b) I, II, III

c) II, III, IV

d I, II, III, IV​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
5

Sobre a tragédia Édipo Rei estão corretas:

b) I, II, III

Laio, rei da cidade de Tebas, casado com Jocasta, foi advertido pelo Oráculo de Delfos, de que não poderia gerar filhos. Se esse aviso fosse desobedecido, seria morto pelo próprio filho e muitas outras desgraças surgiriam. 

A princípio, Laio não acreditou na profecia do oráculo e teve um filho com Jocasta. Quando a criança nasceu, porém, cheio de remorso e com medo da profecia, ordenou que o recém-nascido fosse abandonado numa montanha, com os tornozelos furados, amarrados por uma corda.

Mas o menino Édipo não morreu. Alguns pastores o encontraram e o levaram ao rei de Corinto, Polibo, que o criou como se fosse seu filho legítimo.

Já adulto, Édipo ficou sabendo que era filho adotivo. Surpreso, viajou em busca do oráculo de Delfos para conhecer o mistério de seu destino. O oráculo revelou que seu destino era matar o próprio pai e se casar com a própria mãe.

Espantado com essa profecia, Édipo decidiu deixar Corinto e rumar em direção a Tebas. No decorrer da viagem encontrou-se com Laio. De forma arrogante o rei ordenou-lhe que deixasse o caminho livre para sua passagem.

Édipo desobedeceu às ordens do desconhecido e em meio a uma luta, matou Laio. Sem saber que tinha matado o próprio pai, Édipo prosseguiu sua viagem para Tebas.

No caminho deparou-se com a Esfinge, um monstro metade leão, metade mulher que lançava enigmas aos viajantes e devorava quem não os decifrasse. A Esfinge atormentava os moradores de Tebas. O enigma proposto pela Esfinge foi resolvido e, devido a sua raiva, a Esfinge se matou.

O povo tebano saudou Édipo como seu novo rei. Deram-lhe como esposa Jocasta, a viúva de Laio. Ignorando tudo, Édipo casou-se com a própria mãe. Uma violenta peste abateu-se então sobre a cidade. Consultado, o oráculo respondeu que a peste não findaria até que o assassino de Laio fosse castigado.

Ao longo das investigações para descobrir o criminoso, toda a verdade foi esclarecida. Inconformado com o destino, Édipo cegou-se e Jocasta enforcou-se. Édipo deixou Tebas, partindo para um exílio na cidade de Colona, uma comunidade localizada mais ou menos a um quilômetro ao noroeste da cidade de Atenas.

Bons estudos!


Cysor: Olá elamam tudo bem?? tenho uma atividade de sociologia poderia me ajudar???? link: https://brainly.com.br/tarefa/41497255 agradeço desde já!! e urgente pfv
Perguntas interessantes