Vamos assistir a um vídeo, denominado “Escola Participativa” composto por uma animação que caracteriza a rotina de uma escola tradicional em nossa sociedade, acessando Vamos assistir a um vídeo, denominado “Escola Participativa” composto por uma animação que caracteriza a rotina de uma escola tradicional em nossa sociedade, acessando
Play Video
Preste bem atenção e identifique-se nessa história real como um participante, seja como aluno(a), como professor(a), ou como pai ou mãe de aluno.
Essa escola do vídeo está adequada ao mundo que vivemos na atualidade? Reflita sobre isto.
Para fazer um contraponto, convido-os a assistir a um vídeo com a fala do Professor Doutor António Nóvoa, que é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade, e uma das maiores autoridades em educação na atualidade. Ele fará um comentário sobre “Os desafios da educação no século XXI” e o papel do professor e da escola. Acesse em:
Play Video
Após isso, leia a aula 17: “É uma questão de competência?”, faça a sua reflexão relacionando os dois vídeos e a aula, e responda:
Qual professor será necessário nessa escola que será mais “lugar de estudo e trabalho” para professores e alunos, do que um “lugar onde se dá aulas”? Quais as competências ele precisará?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
O professor para a nova escola que se propõe deve estar em constante inovação e também estar atento sobre as diversas mudanças que tem ocorrido no mundo.
Nesse sentido, é importante notar que antigamente a educação era algo puramente tecnista que não possibilitava a capacidade crítica do aluno.
No entanto, com a mudança de paradigma da educação esta tem se tornado cada vez mais uma forma de mudança do meio de vida das pessoas.
Assim, os professores bem como a escola devem estar em constante inovação nesse aspecto.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes