Vamos analisar a raiz do problema do acesso à educação pública no Brasil. Analise o parágrafo e responda:
“A Constituição Imperial de 1824 previu a educação primária gratuita a todos os cidadãos. Essa determinação excluía os escravizados, já de partida, do acesso aos estabelecimentos oficiais de ensino, mas possibilitava que a população negra liberta frequentasse essas instituições. (...); sem promover, todavia, ações visando à criação de condições materiais objetivas de permanência dessa população na instituição. As dificuldades para a frequência e sucesso das crianças negras na instituição escolar eram de dois tipos: a pobreza e a discriminação social e racial.”
ALMEIDA, MAB. SANCHEZ, Livia. Os negros na legislação educacional e educação formal no Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v. 10, n. 2, p. 234-246, 2016. O que é a lei de cotas?
Como vimos no parágrafo acima as leis que garantiriam o acesso à educação não garantiam no passado as condições para que todos os brasileiros tivessem as mesmas condições para estudar. Você considera que hoje em dia a lei que diz que todos devem ter o acesso à Educação Básica tem conseguido cumprir seu papel? Do seu ponto de vista, fatores como a pobreza e a discriminação racial ainda impedem que crianças e adolescentes frequentem a escola?
R:
Conforme texto explicitado da Constituição de 1824, assinale a alternativa correta:
(A) A Constituição do período gantia acesso a educação à todos, independente da condição, se escravo ou não.
(B) A Constituição de 1824 não garantia acesso a todos, excluia do exercício da cidadania os escravizados.
(C) A Constuição de 1984 era restritiva: excluia do exercício de cidadania os escravos, os negros, e os portugueses.
(D) Nenhuma das opções anteriores.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra (A)melhor resposta
netymontalvao:
e a outra?
Perguntas interessantes