Psicologia, perguntado por annadeyzemartinsteix, 1 ano atrás

Vamos à situação-problema?


Janaína é uma professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que possui muita experiência na área. Certo dia, ao participar de um Congresso com o tema: “A importância da Psicologia da Educação para o processo de ensino e aprendizagem” percebe o quanto suas práticas educativas poderiam ser melhoradas.

Durante o Congresso, Janaína percebe que utiliza como referenciais teóricos para suas aulas apenas as teorias de Piaget (Epistemologia Genética) e de Vygotsky (Sócio Histórica), entretanto, o evento lhe mostrou vários outros teóricos da área da Psicologia que possuem grande contribuição na área da Educação.

Janaína ficou deslumbrada com a importância que Wallon atribui às emoções e de que forma estas contribuem para o desenvolvimento dos alunos. Quando teve contato com a teoria do Behaviorismo, percebeu que muitas de suas atitudes em sala de aula não estão sendo efetivas porque, na verdade, se assemelham muito à punição, que Skinner afirma não ser de grande valor para o processo de ensino e aprendizagem. Gostou bastante da teoria Humanista de Rogers, que dá ênfase ao aluno, apontando que o professor é um facilitador da aprendizagem e, por fim, encantou-se com a teoria de Ausubel acerca da aprendizagem significativa.

Ao findar do Congresso, Janaína está disposta a repensar suas práticas baseando-se nas novas teorias que aprendera, visando os processos de desenvolvimento e aprendizagem de seus alunos.

Atividade Avaliativa do Ciclo 1

Levando em consideração que a Psicologia e a Educação surgiram como áreas distintas, ambas ligadas à Filosofia e que, somente depois de muito tempo passaram a se unir para então desenvolver uma área focada nas questões do ensino e aprendizagem, como sua professora questiono-lhe:

Por que você acha importante ter a disciplina de “Psicologia da Educação e da Aprendizagem” para sua prática profissional enquanto educador(a)?

Soluções para a tarefa

Respondido por henriquec1001
0

A importância da psicologia da educação e da aprendizagem para a pratica profissional enquanto educador ​se dá no conhecimento e domínio do intelecto do seu público alvo.

 A importância do estudo da Psicologia do Desenvolvimento para o curso de licenciatura e o exercício futuro de um educador acontece pelo desenvolvimento de habilidades especiais, que apenas pelo curso de pedagogia eles não teriam acesso.

Se um educador pensa em mudar a realidade no cenário educacional que ele está inserido, estudar a psicologia do desenvolvimento é necessário.

Podendo-se gerar um ambiente educacional melhor e justo para todos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes