vamos à situação-problema?a contenção da inflação tem sido apontada pelos meios especializados como o principal desafio deste início de governo dilma. de fato, o índice nacional de preços ao consumidor (ipca), utilizado como referência para a política monetária, tem apresentado trajetória ascendente desde agosto de 2010. em março, o índice encontrava-se em 6,30% no acumulado de 12 meses, acima do centro da meta de inflação (de 4,5% ao ano), próximo ao teto de 6,5%. dentre os determinantes da elevação dos índices de preço encontram-se fatores sazonais internos, como o aumento dos preços dos alimentos in natura e os reajustes nas tarifas escolares e no transporte público, bem como externos, manifestados na elevação dos preços das commodities. entretanto, também há interferência da demanda interna aquecida, atestada pela alta dos preços dos serviços e dos salários. diante destes indicadores, o banco central (bacen), de forma ainda conservadora, projetou taxa de inflação para o ano corrente de 5,6%, com a taxa selic em 11,75% e dólar a r$ 1,65, em seu relatório de março. o bacen tem atuado em conjunto com o ministério da fazenda para controlar a aceleração dos preços sem elevação excessiva da taxa básica de juros, que comprometeria os investimentos de médio e longo prazo e encareceria a rolagem da dívida pública. isto decorre da leitura de que a inflação atual é predominantemente de custos, menos sensível aos aumentos na taxa selic.entretanto, para conter o crescimento da demanda agregada, o governo anunciou um pacote de medidas “macroprudenciais”, que atuariam, principalmente, através de restrições ao crédito. [...].fonte: lima, f., r., f. inflação e política monetária no governo dilma, análise conjuntural, v.33, n.3-4, mar./abr. 2011. dado o trecho acima e supondo que o governo optasse para uma política monetária contracionista. qual os efeitos na base monetária (m), taxa de juros do mercado (i) , investimentos (i), consumo (c), produto (y) e inflação (p)?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Poderia explicar melhor por
Respondido por
10
A partir do exemplo, caso o governo optasse para uma política monetária contracionista ocorreria uma diminuição da oferta de moeda no mercado, o que resultaria no aumento da taxa de juros, o que acarretaria em uma diminuição da inflação.
Desse modo, diminuiria a quantidade de investimentos e do consumo, resultando na diminuição do preço dos produtos, isto é, do IPCA, o índice de preços ao consumidor amplo.
Abraços!
Perguntas interessantes