História, perguntado por angelicadls, 6 meses atrás

VALENDO 50 PONTOS!! alguem pode fazer um resumo do que entendeu desse texto? (com suas palavras) Por favor eu não tô conseguindo fazer!! não responda se não souber

O processo que conduziu à República

Na segunda metade do século XIX, um processo histórico importante foi o que conduziu à implantação da República no Brasil. A ideia de República não era nova no Brasil; antes e depois da Independència, o território brasileiro foi palco de várias rebeliões republicanas, a exemplo da Cabanagem (1835-1840), no Grão-Pará, e da Farroupilha (1835-1845), no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mas a Monarquia conseguiu reprimir esses movimentos graças, principalmente, aos recursos obtidos com as exportações de café. No Segundo Reinado, os dois únicos partidos, o Liberal e o Conservador, controlavam o poder enquanto a imensa maioria da população continuava excluída do direito à cidadania. Com o objetivo de ampliar seu espaço na politica, um grupo formado por fazendeiros do Oeste Paulista e por profissionais liberais (advogados, médicos, professores, engenheiros, jornalistas) lançou, em 1870, o Manifesto Republicano, que defendia o federalismo e República. O Manifesto afirmava: "Somos da América e queremos ser americanos"; ou seja, somos favoráveis a que o Brasil adote a República, assim como os demais paises da América. Esse mani- festo inspirou o surgimento de diversos jornais, clubes e partidos republicanos. Três anos depois de seu lançamento, foi fundado em Itu, interior paulista, o Partido Republicano Paulista (PRP).
O Movimento Republicano daquela época estava dividido em três grupos; um deles era liderado pelo jornalista Quintino Bocaiuva, que propunha chegar à República por via eleitoral (por meio da eleição de um grande número de deputados republicanos). Um outro grupo, liderado pelo advogado Antônio da Silva Jardim, defendia a passagem para a República por meio de um movimento popular. E um terceiro grupo, formado em torno do Major Benjamin Constant, importante lider militar, que defendia a instalação de uma República com um governo forte.​​​​​


angelicadls: não quero resposta copiada do google

Soluções para a tarefa

Respondido por borgeslorenzo8
1

Resposta:

O processo da implementação da república no Brasil, vem desde muito antes de 1889. Na década de 30 do século 19, já ocorriam diversas revoltas com reinvindicações republicanas, que a coroa prontamente reprimia.

Explicação:

Até 1873, apenas dois partidos existiam: Partido Liberal e Partido Conservador. Grupos de advogados, médicos, professores, engenheiros, jornalistas e outros cidadãos paulistas lançaram em 1870 o Manifesto Republicano, que resultou na fundação do Partido Republicano Paulista (PRP) três anos depois, na cidade de Itu.

Esse grupo republicano, dividia-se em três grupos: os apoiadores do Quintino Bocaiuva (jornalista, defendia a república a partir da eleição de muitos deputados de mesma ideologia), apoiadores do Antônio da Silva Jardim (advogado, defendia a  implementação da república a partir de um movimento popular) e os defensores do Major Benjamin Constant (militar e republicano positivista, que defendia um governo forte).


angelicadls: OBRIGADAAAAA
Perguntas interessantes