Português, perguntado por nandacevanda, 9 meses atrás

valendo 50 pontos!

a) Considerando as condições em que foram produzidos, que importância essa repetição teve para que os vissungos se tornassem uma prática compartilhada?


b) Que relação você estabelece entre a repetição dos versos e o ritmo do vissungo?

(texto:)


Muriquinho piquinino, muriquinho piquinino,
Parente de quiçamba na cacunda.
Purugunta aonde vai, purugunta aonde vai,
Ô parente, pro quilombo do Dumbá. (2×)
Muriquinhopiquinino, muriquinhopiquinino,
Parente de quiçamba na cacunda.
Purugunta aonde vai, purugunta aonde vai,
Ô parente, pro quilombo do Dumbá. (2×)
Ê, chora, chora gongo, ê dévera, chora gongo chora,
Ê, chora, chora gongo, ê cambada, chora gongo chora.
Muriquinhopiquinino, muriquinhopiquinino,
Parente de quiçamba na cacunda.
Purugunta aonde vai, purugunta aonde vai,
Ô parente, pro quilombo do Dumbá. (2×)

Soluções para a tarefa

Respondido por mariadosocorromdsso
21

Resposta:

a) Vissungo, em etnografia, se refere a música de caráter responsorial praticada por escravizados africanos utilizados não só nas lavras de diamantes e ouro na região compreendida, entre outras, pelas periferias das cidades brasileiras de Diamantina, São João da Chapada e Serro, no estado de Minas Gerais. Mas também em todas as outras práticas do cotidiano dessas pessoas. Havia vissungos para o amanhecer, para a hora de comer, para o momento de desejo, para os enterros, entre outras atividades cotidianas.

Tal música era entoada raramente em português, prevalecendo línguas africanas, principalmente o kimbundo e o Nbundo (chamadas de língua benguela pela população local) e relacionadas a idiomas até hoje falados na atual República Popular de angola.

b)

Durante as visitas que as folias realizam às casas dos devotos, os cantos ocupam lugar central, sendo importantes meios de interação entre os foliões, como são chamados os tocadores e cantadores que integram a equipe ritual, e deles com os moradores e o santo.


mariadosocorromdsso: ihh
mariadosocorromdsso: não vi o texto
mariadosocorromdsso: desculpa
nandacevanda: tudo bem vou usar assim mesmo
nandacevanda: obrigada por responder eu tinha travado nessas e tenho que entregar daqui a 'h vc me salvou
mariadosocorromdsso: denada
mariadosocorromdsso: se precisar tou aqui
nandacevanda: ok obgd dnd
nandacevanda: dnv'' hehe confundi
Respondido por emanuellestm56
4

Perguntas sobre o texto da questão:

a) A importância da repetição para que os vissungos se tornassem uma prática compartilhada está na sua origem. Essa prática se refere a música de caráter responsorial que era praticada por escravos africanos.

Eles eram utilizados nas lavras de diamantes e ouro na região compreendida. Também trabalhavam pelas periferias das cidades brasileiras de Diamantina, São João da Chapada e Serro, no estado de Minas Gerais.

Os vissungos também eram usados em todas as outras práticas do cotidiano dessas pessoas. Havia vissungos para várias tarefas:

  • o amanhecer
  • a hora de comer
  • o momento de desejo
  • os enterros, etc

A língua que prevalecia nas entoadas das músicas eram de origem africana. Entre elas, as principais eram o kimbundo e o Nbundo.

b) Os cantos ocupavam lugar central, durante as visitas que as folias realizam às casas dos devotos. Os meios de interação entre os foliões era importante. Foliões era como os tocadores e cantadores que integram a equipe ritual eram chamados, e deles com os moradores e o santo.

Vissungos

Era uma música/canção que podia ser ouvida durante o trabalho escravo realizado pelos africanos nos serviços de mineralização. Ainda hoje, em alguns povoados de Minas Gerais, é possível ouvir os vissungos.

Essas cantigas eram chamadas de "canções de escravos". Alguns eram adaptados as lavouras, enquanto outros pareciam de tom religioso, conforme a situação se passava.

Entenda mais sobre a vida dos escravos em: https://brainly.com.br/tarefa/5392821

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes