História, perguntado por bia6883, 1 ano atrás

VALENDO 30 PONTOS
URGENTE É PRA AMANHÃ

EU PRECISO EXPLICAR ESSA IMAGEM SOBRE O AFONSO PENA NA CONSTRUÇÃO DE MANAUS E SOBRE A BORRACHA

S.O.S​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por sofafia
3

Foi um momento da história econômica e social do Brasil, relacionado com a extração de látex da seringueira e comercialização da borracha. Teve o seu centro na região amazônica, e proporcionou expansão da colonização, atração de riqueza, transformações culturais, sociais, arquitetônicas, e grande impulso ao crescimento de Manaus, Porto Velho e Belém, até hoje capitais e maiores centros de seus respectivos estados, Amazonas, Rondônia e Pará. No mesmo período, foi criado o Território Federal do Acre, atual Estado do Acre, cuja área foi adquirida da Bolívia, por meio da compra no valor de 2 milhões de libras esterlinas, em 1903. O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 e 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Respondido por araujoivilajordana
2

O seringueiro está fazendo um novo corte na seringueira e a cada corte ele fixar uma pequena tigela de latão , afim de recolher o látex através do talhe feito na árvore.

Depois de recolher uma grande porção de látex , uma tarefa muito desgastante pois ele teve que parar em cada seringueira e a distância entre elas era grande.

Esta era a primeira etapa.

Por volta do meio dia , o seringueiro retornava ao tapiri quando normalmente fazia sua primeira refeição . Depois ele refazia o mesmo percurso para coletar o líquido acumulado nas tigelas.

Essa era a segunda etapa.

Depois disso começava o processo de "defumação" , isto é , da coagulação do leite da seringueira, feito pela exposição a vapores ácidos de madeira resinosa, especialmente da massaranduba, do acapu e do pau-d'arco; e algumas sementes de palmeiras oleaginosas, tais como uricuri, babaçu e o Tucumã.

O processo de defumação pode ser descrito da seguinte maneira: sentado em um tamborete, tendo ao lado uma bacia com látex, com uma cuia, o seringueiro derrama um pouco de látex na extremidade de um pau chato espatulado, ou na parte larga de um remo. Devagar , na fumaça , o látex se coagula pela ação do ácido carbônico contido na fumaça . Depois de feitas grandes bolas de borrachas , o pau , ou o remo , era suspenso a um pequeno gancho na viga de cabana , ou girado em barras paralelas, colocadas de modo a permitir a ação de rolar para diante e para trás , na fumaça.

O produto final desse processo era uma bola grande , pesada e de cor preta pelo lado externo e amarelada no interior , classificada como "borracha fina" ou " Pará fina" - borracha de primeira qualidade.

Perguntas interessantes