VALENDO 30 PONTOS E AINDA MELHOR RESPOSTA!!!
1. Explique as condições de trabalho dos primeiros operários das primeiras indústrias:
2. Explique as condições de trabalho de mulheres e crianças nas primeiras indústrias:
3. Explique a origem do dia internacional da mulher:
4. Quais as primeiras formas de resistência dos operários e operárias?
5. Por que os perários e operárias se revoltavam?
6. Qual o papel dos primeiros sindicatos?
7. Explique o que defendia o socialismo utópico:
8. Explique as ideias de Saint Simon:
9. Explique as ideias de Charles Fourier:
10. Qual a ideia de Fourier sobre o casamento?
11.Explique as ideias de Robert Owen:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- As condições de trabalho nas primeiras fábricas da Revolução Industrial eram insalubres. ... A jornada de trabalho durava até dezesseis horas, não havia férias, nem descanso aos sábados. Enfim, as condições de trabalho eram precárias e punham em risco a vida dos operários.
2- Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. ... Os patrões incentivavam o trabalho infantil, pois as crianças recebiam salários mais baixos e eram mais obedientes (o trabalho de crianças a partir de seis anos era comum nas fábricas inglesas). Mulheres e crianças recebiam um terço do salário de um homem.
3- As histórias que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher alimentam o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Sem dúvida, o incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.
4- Em vários países da América Latina, a luta dos trabalhadores foi contra a exploração capitalista, por melhores condições de vida e de trabalho. Ou seja, os sindicatos surgiram como organismo elementar de frente única dos trabalhadores para enfrentar a opressão e a exploração da força de trabalho.
5- Por causa dessas péssimas condições, muitos trabalhadores se revoltavam e organizavam movimentos para protestar e exigir melhorias. O movimento ludista foi um protesto realizado em 1811 pelos trabalhadores de fiação e tecelagem para reclamar sobre as máquinas terem tomado seus empregos.
6- As primeiras formas de organização foram as sociedades de auxílio-mútuo e de socorro, que objetivavam auxiliar materialmente os operários em períodos mais difíceis.
7- O socialismo utópico é uma corrente do socialismo muitas vezes descrita como a apresentação de visões e contornos para as sociedades ideais imaginárias ou futuristas, com ideais positivos sendo a principal razão para mover a sociedade em tal direção.
8- O Conde de Saint-Simon, um dos pioneiros do socialismo utópico, defendia a igualdade entre os homens, de modo que a sociedade fosse organizada como uma grande família, em que os sujeitos viveriam juntos e partilhariam entre si os frutos do seu trabalho.
9- Charles Fourier (1772 -1837) defendia a tese de que se devia criar uma cooperativa agrícola financiada com dinheiro público ou particular, onde os trabalhadores realizariam suas atividades conforme os seus interesses.
10- Para Fourier, na Civilização “o sexo forte oprime os dois sexos fracos, as mulheres e as crianças”. Assim, o matrimônio se transformava em uma relação de despotismo na esfera doméstica, reduzindo a mulher a condição de propriedade do marido.
11-O socialista utópico Robert Owen (1771- 1858) postulou que o mundo ideal deveria ser aquele onde a educação dos homens estivesse em primeiro plano. Ele defendia uma harmonia nas relações sociais na busca de alternativas para suprimir as contradições do sistema capitalista.