Geografia, perguntado por laissuzany6, 10 meses atrás

valendo 11 pontos. Por que a monocultura da cana-de-açúcar e a ausência de investimentos na agricultura familiar, contribuem para a situação de fome de milhões de pessoas no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por guimaraesmyca
1

Introdução:

Ora, se você quer que um setor econômico, como a agricultura cresça e dê lucros, você precisa de investimento naquele setor.

Observe os exemplos: É importante que você  Leia até o final para compreender.

Exemplo um

Luís, planta somente cana de açúcar na sua fazenda (monocultura), ele possuí um acordo com uma pequena cooperativa, então, após Luís colher a safra de sua plantação, 50% fica para o sustento dele e de sua família e os outros 50% ele vende por um baixo preço à uma pequena cooperativa.

Mas, mesmo assim, o lucro obtido com a venda de parte da safra é muito baixo, inclusive ele e sua família acabam passando dificuldades no final do mês por conta da baixa comissão dada à Luís por parte da cooperativa.

Ou seja, hoje, muitas famílias que praticam a agricultura familiar usando o sistema de monocultura, passam por dificuldades, pois, o que realmente interessa às cooperativas e empresas do ramo industrial são somente grandes produtores que possuem muitas propriedades, e que fazem o plantio de produtos diversificados em suas plantações, como por exemplo Pedro veja o exemplo a seguir.

Exemplo dois

Pedro por exemplo, possuí uma grande propriedade, e planta muitos produtos como milho, arroz e soja.

Devido à sua grande propriedade agrícola, Pedro possuí um acordo com uma das melhores cooperativas da cidade, outro fator é que Pedro tem condições de manter sua família sem precisar vender somente 50% das suas safras, portanto, ele pode negociar 100% da safra de seus produtos e consequentemente, ele terá um lucro maior em relação à Luís, quando vender suas safras e ganhar a comissão final da cooperativa.

Uma vez que seus produtos estão na cooperativa, eles chamarão a atenção do dono de um dos melhores supermercados do estado, que perceberá, que grande parte dos produtos da cooperativa são de Pedro, então, o supermercado entrará em contato com Pedro e consequentemente, ambos fecharão um contrato.

Então, Pedro cancelará o contrato com a cooperativa, e com o dinheiro da rescisão, ele vai automatizar sua fazenda, somente com máquinas, e focará toda a sua produção para abastecer o seu novo parceiro comercial no caso o supermercado que é um dos melhores de seu estado.

Conclusão:

No nosso país, infelizmente, os pequenos produtores não possuem vantagem na industria, por conta de sua situação financeira que não os permite evoluir seus negócios, só há oportunidade, para quem já herdou uma grande propriedade de algum familiar ou conhecido, que consequentemente, possuí muito dinheiro.

E como a maior parte da população brasileira é de baixa renda, ainda prevalece em maior número a situação de pequenos produtores, que tentaram empreender, e não conseguiram investiram alto, mas os negócios não fluíram, e por conta deste alto investimento, seguido do insucesso, hoje, estão em situação de pobreza, afundados em dívidas e são mais um entre milhões de pessoas que investiram e empobreceram.       

Perguntas interessantes