Geografia, perguntado por fabreandrea097, 5 meses atrás

valendo 100 pontos me ajudem por favorrrrr


porque a linha do Equador é o único ponto de referência das latitudes enquanto que para longitude poderia ser qualquer marcação (foi escolhido Greenwich, poderia qualquer um)?​

Soluções para a tarefa

Respondido por alcineialangames3
0

Resposta:

A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios:

Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral.

Hemisfério Norte, também conhecido como setentrional ou boreal.

A principal importância dessa linha, além de dividir os dois hemisférios, é a de estabelecer, a partir dela, as latitudes. Na Linha do Equador, as latitudes são 0º. A partir daí, tudo o que está ao norte apresenta latitudes positivas, que alcançam os 90º no extremo norte; e tudo que está ao sul apresenta latitudes negativas, que alcançam os -90º no extremo sul do nosso planeta.

Já o Meridiano de Greenwich foi assim denominado graças ao bairro inglês que tem esse nome. Nele se localizava o Observatório Astronômico Real, instituição importante para a astronomia mundial e para o conhecimento de eventos no Sistema Solar. Esse Observatório ganhou ainda mais relevância em 1884, época do imperialismo e quando o Reino Unido possuía grande força na geopolítica mundial, pois era sua principal potência.

Até 1884, as nações do mundo não conheciam uma padronização de horários como conhecemos hoje. Em 1851, George Biddel Airy sugeriu que o local de Greenwich fosse usado como o marco zero para tanto, e muitos países começaram a adotá-lo.

Até então, hora local de um país não era relacionada com sua posição geográfica em relação ao Sol. Assim, quando acontecia um evento no Brasil, às 10 horas, um habitante da África do Sul não tinha a menor ideia do momento exato desse acontecimento levando em conta seu próprio território, por exemplo.

Explicação:

Portanto, o sistema de coordenadas geográficas surge a partir da combinação entre as latitudes e longitudes da superfície terrestre, com o auxílio da orientação dos paralelos e meridianos. Desse modo, cada ponto, por menor que seja, encontra-se localizado em uma latitude específica e em uma longitude, de forma que esses números (mesmo que fracionários, com muitas casas decimais) indicam a sua correta posição no globo.

Perguntas interessantes