VALENDO 10 PONTOS!!!
Ao longo deste ano você estudou todos os fatos mencionados no discurso de Obama. Seu desafio é relacionar as partes do discurso aos fatos estudados.
a) "Quando havia desespero e uma depressão ao longo do país"
b) "[...] ela viu como uma nação superou o próprio medo com uma nova proposta, novos empregos e um novo sentido de propósitos comuns"
c) "Quando as bombas caíram sobre nosso porto e a tirania ameaçou o mundo"
d) "[...] como uma geração respondeu com grandeza e a democracia foi salva"
Para responder aos próximos itens, pesquise na internet sobre a luta pelos direitos civis nos EUA e descreva brevemente cada referência do discurso:
e) "pelos ônibus de Montgomery"
f) "pelas mangueiras de incêndio em Birmingham"
g) "por uma ponte em Selma"
h) "por um pregador de Atlanta que disse a um povo: 'Superemos'"
Preciso pra amanhã gente, por favor me ajuda <3
Soluções para a tarefa
Questão 1
a) A depressão de 2008 que assolou a economia dos EUA.
b) A superação da crise econômica
c) O ataque de Pearl Harbor durante a Segunda Guerra Mundial.
d) A geração que recuperou os EUA após a Segunda Guerra Mundial.
Questão 2
e) Boicote realizado aos ônibus no Alabama para se opor à segregação racial na década de 1950.
f) Repressão da polícia a grupos negros usando mangueiras.
g) Manifestações contra a repressão racial.
h) O discurso de Luther King
Resposta:
Este Desafio pretende, a um só tempo, permitir um aprofundamento na questão da luta pelos direitos civis nos EUA e propor uma retomada de alguns dos grandes temas estudados ao longo deste ano.
Em relação ao primeiro propósito, é importante frisar que, embora o apartheid na África do Sul seja muito conhecido e propagado, até há pouco mais de 50 anos, os EUA viviam um verdadeiro regime legalizado de segregação racial. Graças à luta de pessoas como Martin Luther King e de milhares de outras que desafiaram as leis vigentes, colocando a própria vida em risco, essa situação pôde ser formalmente superada (sabemos que a existência de leis não garante a efetivação de direitos. No entanto, sem elas, é muito mais difícil avançar e superar exclusões.).
a) O discurso faz referência à Crise de 1929 e à longa depressão econômica que se seguiu.
b) Refere-se ao New Deal, proposto por Roosevelt para tirar o país da crise com investimentos coordenados pelo governo.
c) Refere-se ao ataque japonês a Pearl Harbor e à escalada do nazifascismo na Europa e na Ásia. Essa ascensão levou à Segunda Guerra Mundial.
d) Refere-se aos que lutaram contra o nazifascismo (os chamados Aliados, que incluíam os EUA, especialmente após o ataque a Pearl Harbor).
e) Em Montgomery, no estado do Alabama, até 1955 os brancos que entrassem em um ônibus sentavam-se na parte da frente dele. Os bancos eram preenchidos da frente para trás. Os negros que entrassem no ônibus deviam se sentar no fundo, preenchendo os lugares de trás para a frente. Quando os dois grupos se encontrassem e não houvesse mais lugares disponíveis, o negro ficava em pé e/ou era obrigado a ceder lugar a um branco que entrasse depois.
Entre 1955 e 1956, os afro-americanos e os opositores da segregação racial começaram a boicotar a utilização de ônibus. Além dos prejuízos financeiros causados ao sistema de transporte, o movimento – que durou até 1956 – levou a Suprema Corte a declarar inconstitucional o sistema de segregação nos ônibus.
f) Manifestações contra a segregação racial na cidade de Birmingham, Alabama, em 1963, provocaram reação da polícia, que dispersava os manifestantes com jatos de água de alta pressão e com cachorros que atacavam a multidão. As imagens da repressão às manifestações, dos feridos e das prisões em massa correram o mundo, aumentando o apoio aos manifestantes e provocando a reação do governo federal contra as políticas públicas racistas.
g) Em 1965, Martin Luther King liderou um movimento de cidadãos negros, na cidade de Selma, Alabama, para que se inscrevessem como eleitores, contra a vontade do chefe de polícia, Jim Clark. Houve inúmeras prisões de manifestantes. O movimento levou à aprovação da Lei do Direito ao Voto, que garantia esse direito aos negros de todo o país.
h) O pregador era Martin Luther King, um pastor batista, nascido em Atlanta, estado da Geórgia, que se notabilizou na luta pelos direitos civis dos afro-americanos, nos EUA. Seu nome era uma homenagem a Martinho Lutero (Martin Luther, fundador do protestantismo), e uma de suas marcas era a proposta de luta e resistência pacíficas. Também se opôs à Guerra do Vietnã e era defensor da igualdade de gênero. Em 1964, recebeu o prêmio Nobel da paz. King foi assassinado em 1968, em Memphis, estado do Tennessee, por um opositor de suas ideias.