Valemo-nos da linguagem para diferentes ações, paraobjetivos distintos. Por meio dela, transmitimos informações,tentamos persuadir, demonstramos nossos sentimentos,construímos representações do mundo, etc. A essa variedadede situações correspondem as funções da linguagem. Umamesma comunicação pode apresentar mais de uma função,mas, de acordo com os propósitos do enunciador, semprepoderemos uma predominância.A propósito, leia o fragmento abaixo, do poema "Divina", deCruz e Souza, poeta simbolista:Eu não busco saber o inevitáveldas espirais da tua vã matéria.Não quero cogitar da paz funéreaque envolve todo o ser inconsolável.Bem sei que no teu círculo maleávelde vida transitória e mágoa sériahá manchas dessa orgânica misériado mundo contingente, imponderável.Pode-se que, nesse texto, dada a sua natureza eseus objetivos, predomina a função:conativa, em função do "apagamento" do eu emdetrimento do receptor.emotiva, centrada em um posicionamento do emissor,suas ideias e sentimentos.metalinguística, pela preocupação de explicar, compalavras, outras palavras.poética, dada a prevalência de palavras do âmbitodenotativo da linguagem.referencial, já que a pretensão é transmitir objetivamenteuma visão do mundo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa que fala: "metalinguística, pela preocupação de explicar, com palavras, outras palavras". É a correta.
O texto tem função metalinguística , pois ele está explicando com palavras, palavras, é um estilo de escrita pouco usado atualmente, porém, houve épocas em que era comum se falar.
A comunicação verbal pode se dar de varias formas, e na forma escrita ela tem varias funções que podem ser empregadas no texto para marcar ele, dar um estilo único.
Um bom exemplo de metalinguista é explicar a morte ou a vida através de outras palavras.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás