Vale ressaltar que a Sociologia crítica que Florestan inaugura também tinha o “olhar” voltado aos mais diversos grupos e classes existentes na sociedade. Algumas de suas pesquisas com grupos indígenas e sobre as relações raciais em São Paulo, por exemplo, tiveram o mérito de fornecer explicações que se contrapunham às explicações dadas pelas classes dominantes da sociedade brasileira. Uma de suas pesquisas, sobre os negros em São Paulo, demonstrada no livro A INTEGRAÇÃO DO NEGRO NA SOCIEDADE DE CLASSES, Florestan analisa como os negros foram sempre situados à margem na nossa sociedade. Todas as características sociológicas de Florestan Fernandes abaixo estão corretas. EXCETO: *
(A) Faz uma crítica à sociedade capitalista que não “absorveu” os negros, que, segundo as elites da sociedade, encontravam-se em iguais condições em relação aos brancos e, inclusive, em relação aos inúmeros estrangeiros que chegavam ao Brasil para viverem e trabalhar.
(B) O interesse em explicar fatos relativos aos setores populares da sociedade, neste caso, os negros. Florestan queria saber como se deu o processo que colocou esse grupo “à margem” na sociedade brasileira. E, mais, queria uma interpretação diferente daquelas que as elites da sociedade forneciam a este respeito.
(C) Em relação aos modos de ser e dos valores e significados pertinentes a cada cultura, para o qual a mestiçagem foi o elemento positivo para o processo de colonização do Brasil. Apontando a miscigenação como um dos pilares sobre os quais se construiu o Brasil.
(D) Ele se filia ao pensamento crítico brasileiro ao afirmar que o negro não era um problema para a nação. Inclusive desenvolve a ideia de que os negros sempre foram agentes participantes das transformações sociais do país, ainda que de maneira menos privilegiada que os brancos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:item D
Explicação:
florestan defendia um pensamento altamente racista, fundamentado em que o negroera o problema para o Brasil
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás