História, perguntado por camila16194923, 1 ano atrás

VALE 84 PONTOS ENTÃO ME AJUDEM

Descreva os acontecimentos do Dia da Independência na forma como é retratada oficialmente, além de pesquisar e expor uma versão extraoficial dos eventos relatados

Soluções para a tarefa

Respondido por BiancaaSilvaa
1

A Independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822, é um dos acontecimentos mais importantes da história do Brasil.A atuação política de brasileiros, desde os mais radicais até os mais moderados, passou a ter amplo destaque durante a presença do príncipe regente D. João VI e de sua família aqui. Os problemas tiveram início quando, após a queda do Império Napoleônico, em 1815, uma onda de reconfiguração política deslanchou-se por toda a Europa, atingido também Portugal. Em 1820, houve a Revolução Liberal do Porto e, antes disso, a Conspiração de Lisboa, em 1817. A Revolução do Porto teve grande apoio de todas as camadas da população portuguesa, que passaram a exigir a convocação das Cortes para a elaboração de uma nova constituição para o Reino de Portugal. Os membros da revolução também exigiram a volta da Família Real Portuguesa, que teve de sair do Brasil, deixando Dom Pedro, filho de Dom João VI, como príncipe regente no país. O ano de 1821 foi permeado por intensas discussões nas Cortes de Lisboa. O Brasil, na condição de membro do Reino Unido, também enviou para as Cortes os seus representantes, entre eles, o famoso Antônio Carlos de Andrada, irmão de José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos “arquitetos” do Império do Brasil. Nas discussões das Cortes Gerais Portuguesas, os embates entre brasileiros e lusitanos tornaram-se inevitáveis, sobretudo pelo fato de alguns portugueses desejarem a volta do Brasil à condição de colônia de Portugal. Com a resistência dos brasileiros a essa perspectiva, restava aos portugueses exercer maior pressão. Uma das manobras foram as tentativas de obrigar o príncipe Dom Pedro a regressar a Portugal, deixando então os brasileiros sem representante legítimo em seu solo. O episódio mais emblemático que ilustra essa situação e que se tornou uma espécie de “prólogo da Independência” foi a decisão de Dom Pedro, no dia 9 de janeiro de 1822, em optar por ficar no Brasil. Esse dia ficou conhecido como Dia do Fico.


camila16194923: Muito obrigada
camila16194923: Me ajudou muito
Respondido por amylee2018
1

Olá! Tudo bem com você?

Estou aqui para ajudar você nessa tarefa. Passarei breves e simples resumos ligados ao conteúdo. Vai ficar grandinho, então vamos lá!

Acontecimentos do Dia da Independência -

O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal.

De certa forma, a possibilidade de um “Brasil independente” remonta à época da vinda da família real para o Brasil em 1808, acontecimento que inaugurou em nosso país o chamado Período Joanino. D. João VI veio com sua corte para o Brasil por ter se recusado a ser conivente com a política do Bloqueio Continental, imposta por Napoleão Bonaparte contra o Reino Unido.

Durante o ano de 1821 e até os primeiros dias do mês de setembro de 1822, as turbulências políticas de Portugal fizeram-se refletir também no Brasil. As assembleias que ocorriam em Lisboa (que contavam também com representantes brasileiros) ganhavam pautas que defendiam o retorno de Portugal como o centro político do referido Reino Unido e, por consequência, a submissão do Brasil à sua posição.

Como era retratada oficialmente -

Esse acontecimento, foi considerado pela burguesia como "saída da prisão".  Depois de alguns meses do Dia da Independência, foi homenageado pelos líderes do Brasil (independente), em uma grande reunião que definiria oficialmente a separação de Brasil colônia e Portugal.

Versão extra oficial -

Há várias e várias versões que retratam os acontecimentos da época. Escolhi uma dentre elas para passar aqui.

Versão de autoria desconhecida:

 A Independência do Brasil, foi um golpe contra Portugal por explorar as riquezas do território brasileiro e vender/trocar, todos os recursos somente entre Portugal e Inglaterra.

Segundo o relato, o rei de Portugal rapidamente intimidou a "rebelião" que estava para se formar. Durante a expansão territorial napoleótica, o rei de Portugal perdeu força sobre a colônia , e novamente o levante para independência foi incitado.

Não estava mas sobre o controle de Portugal, então o rei D.João V, voltou atrás e achou de boa escolha, deixar de uma vez por todas, a Independência do Brasil se realizar de fato.

Espero ter ajudado de alguma forma! Tenha uma boa noite!

    ~Tuturu :)






camila16194923: Muito Obrigada
camila16194923: Me ajudou muito
camila16194923: Amiga
camila16194923: Preciso disso para imprimir,e não está dando para copiar e colar!
amylee2018: Como não? Já consegui?
camila16194923: Sim!Consegui está no meu trabalho
amylee2018: Que bom!
Perguntas interessantes