*VALE 50 PONTOS*
Este é um tema recorrente, mas que nem por isso merece ser negligenciado. Imagine se na indústria farmacêutica houvesse perdas de 36 ou 38% nos caríssimos sais que constituem as mais importantes matérias-primas. São calculadas perdas bem inferiores a 1% para viabilizar indústrias farmacêuticas. Na indústria têxtil, estimam-se valores que oscilam entre 1 e 2% de perdas na matéria-prima constituída por fios têxteis. E já se considera este índice muito elevado. [...]
E sobre as perdas registradas na distribuição de água potável, que, como citado, estimam números próximos a 40%? Nenhum comentário, nenhuma radical providência ou quebra de paradigma. Mas agora não tem mais protelação possível. Não importa quem pague o preço por esta fantástica ineficiência dos concessionários. Não existem águas disponíveis para sustentar este astronômico desperdício. A água perdida no caminho é a água que não se dispõe para uso doméstico de qualquer natureza.
Dados levantados pelo Instituto Trata Brasil, com base em informações recentes do Ministério das Cidades, calculam em valores próximos ao intervalo de 8 a 10 bilhões anuais, as perdas econômicas geradas com os descaminhos da distribuição de água tratada. [...]
Estima-se que ligações clandestinas, infraestrutura desgastada, vazamentos de toda espécie, obras mal executadas ou medições incorretas no consumo de água sejam as principais causas das perdas, com reflexos no faturamento das empresas operadoras, sejam públicas ou privadas. [...] As perdas com água tratada nas estruturas de distribuição podem corresponder a 6 ou 7 vezes a disponibilidade hídrica anual de todo o sistema Cantareira.
Com base nas informações do texto, analise as afirmativas a seguir como falsas ou verdadeiras.
I. Apesar do desperdício de água tratada, as reservas brasileiras desse recurso são suficientes para atender à população de forma ilimitada.
II. Ligações clandestinas, infraestrutura desgastada e vazamentos nas tubulações estão entre as principais causas do desperdício de água.
III. O desperdício de água tratada é maior que o desperdício de matérias-primas nas indústrias têxteis e farmacêuticas.
IV. Estima-se que as atuais medidas para combater o desperdício de água tratada possam reduzir as perdas em cerca de 40%.
V. Além dos impactos ambientais, o desperdício de água tratada resulta em prejuízos também no setor econômico.
*CIÊNCIAS*
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
I- falso
II- verdadeiro
Iii- verdadeiro
IV- falso
V- verdadeiro
Perguntas interessantes