⇒vale 20 pontos⇔
Titã é um dos satélites de Saturno e especula-se que possa existir nele alguma espécie de vida ou mesmo de compostos orgânicos, mas ainda não se pode afirmar nada. Em 14 de janeiro de 2005, a sonda europeia Huygens pousou em Titã e começou a enviar imagens e informações para a Terra. Leia o texto a seguir:
Metano líquido é a “água” de Titã, dizem cientistas
Chove metano em Titã, e este gás em estado líquido é a “água” daquele satélite de Saturno, segundo anunciaram nesta sexta-feira os pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA). [...]
O metano pode existir na forma líquida em Titã por causa da temperatura de cerca de 180 ºC negativos. Mas o gás é também, junto com o nitrogênio, um componente-chave da atmosfera da maior lua de Saturno.
“Descobrimos um mundo inflamável”, brincou Toby Owen, do time de pesquisadores da atmosfera. Com tanto metano, Titã só não explodiu há muito tempo porque não tem oxigênio, explicou ele. Sem oxigênio, não há possibilidade de faíscas e fogo.
Os pesquisadores também confirmaram que o solo de Titã tem a consistência de areia molhada ou mesmo creme, com torrões congelados. A superfície é cheia de canais e áreas parecidas com grandes lagos, e há “abundantes indicações” de fluxos líquidos gerados por chuvas.
Fonte: .
Acesso em: 14 jul. 2015.
Agora responda:
a) O que significa dizer que o metano, em seu estado líquido, é a “água” de Titã?
b) O metano pode existir na Terra naturalmente no estado líquido? Justifique.
c) Você acha que é possível a existência de rios em Titã? Justifique.
d) É possível afirmar que existe vida em Titã com os dados até agora disponíveis? Justifique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
a) Significa dizer que a maior parte da atmosfera de Titã é composta por um líquido, no caso o metano, a exemplo do que ocorre na Terra com a água.
b) Não, o metano no estado líquido só ocorre num ambiente extremamente frio, abaixo de –180ºC, o que não ocorre em nenhuma parte da Terra.
c) Resposta esperada: Sim, o texto diz que é possível que haja fluxo de líquidos e existe a presença de canais, indicando a possibilidade de rios de metano.
d) Não, por não haver evidências diretas de vida nem de compostos orgânicos.
Explicação:
Perguntas interessantes