Vaivém vai?
Era uma vez um marceneiro que gostava muito de dar nomes para as coisas. Nunca chamava suas ferramentas como todo mundo; preferia chamar o martelo de bate-bate, a plaina de raspa-e-afina, o alicate de prende-e-puxa e o serrote de vaivém.
Um dia, o filho do seu vizinho foi até sua oficina para pedir o serrote emprestado. O marceneiro, porém, conhecia a fama do vizinho: ele nunca devolvia o que pedia emprestado.
Então, o marceneiro disse para o menino:
“– Olhe, meu filho, diga a seu pai que vaivém só vai quando vaivém vem; se vaivém fosse e vaivém viesse, vaivém ia; mas, como vaivém vai e vaivém não vem... vaivém não vai!!!”
Disponível em: . Acesso em: 26 jan. 2016.
Nesse texto, no trecho “‘– Olhe, meu filho, diga a seu pai que vaivém só vai quando vaivém vem;...’”, o travessão foi usado para
apresentar o comentário do narrador.
indicar uma explicação.
marcar a fala de um personagem.
mostrar um exemplo.
Soluções para a tarefa
Resposta: C) Marcar a fala de um personagem.
Explicação: Isso ensina no terceiro ano pô
A alternativa correta sobre o objetivo do travessão é a letra C) indicar a fala de um personagem.
No texto, o travessão é utilizado para apontar um discurso direto, indicando a fala de uma das personagens.
Juntamente com as aspas, o travessão é usado com a finalidade de destacar a fala de personagens inseridos em um texto, para que haja a melhor compreensão de que se trata de um discurso direto entre os mesmos.
Esses dois citados acima fazem parte dos sinais de pontuação. São eles os principais responsáveis pelo ritmo e rumo de um texto. O travessão e os outros sinais são bastante importantes para a ideal compreensão do leitor perante ao que está sendo narrado, descrito ou comentado. Além disso, é através deles que o leitor consegue perceber os sentimentos e as sensações que o autor quis transmitir.
Leia mais sobre os sinais de pontuação em:
https://brainly.com.br/tarefa/27550909