História, perguntado por manuela4179, 1 ano atrás

vai gente ajudem porfavor, é só a G!!!!

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por KelvynHenrique
1

Resposta:

Diversos fatores foram responsáveis pelo empenho no expansionismo marítimo europeu

Explicação:

Não fora somente um nem dois motivos os que tornaram a ideia do expansionismo uma grande ambição para o europeu; um dos principais motivos seria a chamada fome de ouro que atingira a Europa ali pelo século XIV, como assim?

A Europa já era, neste momento, um continente monetarizado, ou seja, a economia de lá já era realizada através da troca de moedas, contudo, o ouro europeu era escasso e nos fins do século XIV já estava em um período de esgotamento. Ainda em fins do século XIV e no início do XV, Portugal já começa a estabelecer uma firme relação comercial com a África, onde foram criadas "colônias de feitoria", o que iria auxiliar, então, no desenvolvimento econômico português.

Além de tudo isso, Portugal, em especial, estava passando também por um período de escassez de cereais, artigo que a África era grande produtora! O que impulsiona, também, a vontade do expansionismo.

Toda essa ideia da fome do ouro faria crescer em um viajante genovês chamado Cristóvão Colombo um anseio de conhecer e estabelecer relações comerciais com as Índias, pois para seus contemporâneos (assim como para ele próprio) as Índias era uma terra fantasiosa, no sentido de ser tão perfeita a ponto de ser uma fantasia, as bases de conhecimento desse território era construído através dos escritos de Sir. John Mandeville & Marco Pollo, dois viajantes que relataram em suas obras a tão fascinante Índia.

Outro motivo que animou os europeus a realizar as novas rotas marítimas seria a necessidade da expansão da fé católica - isso fora muitas vezes utilizado pelos europeus como desculpa para escravizar os índios, infelizmente - visto que estávamos no momento do renascentismo, o antropocentrismo começava a vigorar por entre os homens, o nascimento do protestantismo e, então, a instituição católica perdia força.

Enfim... São muitos os motivos que levaram os europeus a irem atrás de novas terras, desde a busca do ouro, expansionismo católico e, um dos principais, a busca por um caminho marítimo mais rápido para as índias (que seria dando a volta no globo - lembre-se que aqui o homem já não era firmado na ideia de que a terra era plana) e pode ser que aspirações que não estão em nossas mãos ainda possam existir. Nesta dissertação inseri as principais e uma breve explicação sobre elas. Espero que eu tenha ajudado! Colocar como melhor resposta ajuda muito! se puder

Perguntas interessantes