História, perguntado por eduardosilva7553, 3 meses atrás

v13.Explique por que se desencadeou o processo de independência no Brasil e caracterize a forma de governo adotada após sua independência, apontando em que sentido essa forma de governo se distinguia das demais nações recém-formadas do continente americano.

Soluções para a tarefa

Respondido por 00000vic
1

Resposta:

Durante praticamente todo o século 19 o Brasil foi a única monarquia de uma América Latina dividida em várias e pequenas repúblicas. Para além da diferença entre monarquia e república, por que, no caso latino-americano, o Brasil foi o único país a manter o regime monárquico? Quais as consequências dessa particularidade em relação às outras nações latino-americanas?

Até o início daquele século, o pano de fundo histórico da América Latina foi relativamente o mesmo. Embora tenha existido uma grande diferença entre o processo colonizador espanhol e português, o Novo Continente sempre foi visto pelos povos ibéricos, de modo geral, como um fornecedor de produtos tropicais e matéria-prima para o mercado europeu. Tanto o Brasil quando as demais nações latino-americanas, portanto, tiveram praticamente a mesma formação colonial.

Respondido por dghcanaloficial
1

Resposta:

O que desencadeou o processo de indecência Brasil foram os aumentos da taxação da coroa sob a colônia, fortalecendo a lógica do pacto econômico. Esse aumento dos impostos sob o ouro devia-se ao fato de que Portugal estava no pacto de panos e vinhos (esse pacto era desenvolvido com a Inglaterra e desfavorecia Portugal), logo as taxações culminaram em um descontentamento da elite colonial a qual era inspirada pelo fenômeno de pensamentos iluministas e outras independências como a dos EUA, ideias cuja pregavam o livre comércio e o liberalismo estatal.

Perguntas interessantes