Utilize um exemplo de Estado onde o totalitarismo religioso vigora e como esse tipo de imposição impacta na vida de sua população.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O totalitarismo foi um regime político que surgiu e desapareceu em países europeus no século XX. Os regimes totalitários têm em comum o controle total da vida pública e da vida privada. Para se manterem, os países que adotaram o totalitarismo elegeram líderes totalitários, que centralizaram as diversas figuras do poder e a atuação do Estado em si mesmos, além de investirem fortemente em propaganda e elegerem inimigos em potencial, que se tornaram a maior justificativa interna para que o totalitarismo funcionasse.
Podemos observar três exemplos maiores e principais de totalitarismo na Europa do século XX: o nazismo, de Hitler, o fascismo, de Mussolini, e o stalinismo, na União Soviética. Porém, as ditaduras autoritárias de Franco (Espanha) e Salazar (Portugal) podem ser consideradas totalitárias, além de terem inspirações no fascismo italiano de Benito Mussolini.
Apesar de alguns teóricos tentarem imputar a origem do totalitarismo ao comunismo, seja pela dissidência, seja pela reação, não é possível, a partir de uma análise isenta de visões ideológicas, apresentar um motivo preciso que tenha dado origem a todos os regimes totalitários. É notório, porém, que há um elemento em comum entre eles: a crise.
Todos os regimes totalitários surgiram em uma época de crise europeia, deixada principalmente pela Primeira Guerra Mundial e por políticas econômicas ineficazes. A crise levou a uma caótica situação de alta inflação, miséria, fome, desemprego e falta de assistência básica à população.
Os regimes políticos totalitários apareceram naquele cenário caótico como possíveis soluções para os problemas da população e, por isso, ganharam apoio popular. Podemos associar, então, a origem do totalitarismo ao ódio a alguma categoria social, justificada pelo medo e pelo terror imputados na população.
Exemplos de totalitarismo
Nazismo: liderado por Adolf Hitler, ocorreu na Alemanha entre 1933 e 1945.
Fascismo: liderado por Benito Mussolini, vigorou na Itália entre 1922 e 1943.
Stalinismo: o comunismo soviético iniciou-se em 1917, a partir da Revolução Russa, mas o stalinismo, surgido de uma interpretação particular e heterodoxa de Josef Stalin do marxismo, somente entrou em cena em 1924, perdurando até 1953.
Franquismo e Salazarismo: Francisco Franco foi um general que dominou a Espanha entre 1939 e 1975; Antônio de Oliveira Salazar dominou Portugal entre 1926 e 1970, acabando com o liberalismo econômico e implantando o Estado Novo português. Ambos os líderes são considerados totalitários, anticomunistas, nacionalistas e tiveram inspiração no fascismo de Mussolini.
Para saber mais sobre os acontecimentos que marcaram esse tipo de regime, recomendamos a leitura do texto Regimes totalitários: exemplos, características, consequências.
Características do totalitarismo
Podemos elencar alguns elementos em comum que delineiam o conceito de totalitarismo, tanto no exemplo de regime totalitário de extrema-esquerda (União Soviética) quanto nos regimes totalitários de extrema-direita (Alemanha e Itália). Esses elementos são:
Cenário caótico da crise: A Alemanha, no momento de ascensão do partido nazista, passava por crise financeira e institucional deixada pela Primeira G