Utilize a tirinha abaixo, de Maurício de Sousa, para refletir sobre a relação entre noção de progresso e as classificações dos evolucionistas sociais. Explique por que os parâmetros utilizados pelos teóricos do evolucionismo social não fazem sentido para diversas populações.
Soluções para a tarefa
Resposta: De acordo com os evolucionistas sociais, as sociedades devem evoluir para chegar então em uma sociedade civilizada, ou seja, uma civilização. Mas isso não deve funcionar porque os conceitos do que é ser uma civilização mudam de sociedade para sociedade. Nessa questão observamos que, obviamente, para os índios na tirinha, as árvores não são um sinal de progresso (isso para a sociedade indígena), já para os "caraíbas", cortar as árvores e fazer construções é um sinal de progresso
Explicação: As civilizações tem culturas diferentes, por isso não se pode medir a evolução de uma sociedade baseada na cultura de outra.
Na concepção dos evolucionistas sociais, todos nós devemos evoluir com uma civilização, desse modo, é necessário desmatar, criar industrias, urbanizar e desenvolver as cidades tecnologicamente. No entanto, se formos olhar por um geral há sociedades que não aderem desse conceito.
Assim, como exemplifica na tirinha, há muitos povos indígenas que não veem sentido nesse desmatamento e desenvolvimento tecnológico exacerbado, assim, não é um progresso para todos e sim para aqueles que acreditem e sigam a teoria evolucionista social.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20743934