(UTFPR-PR) “Nos Estados Unidos, poderosos centros industriais como Detroit e Chicago foram vítimas de profundas alterações provocadas pela Revolução Tecnológica, e novos centros econômicos surgiram no oeste e sul desse país. O Brasil também experimentou significativa desconcentração industrial, mas não houve o desmantelamento da indústria em São Paulo, pois, embora tenha havido perda relativa na participação do processo industrial (desconcentração), não há sinais de obsolescência do parque industrial.” (Aurílio Sérgio Costa Caiado. Dr. em Economia (IE-Unicamp/2002). professor da Universidade de Sorocaba/SP em Reestruturação Produtiva e Localização Industrial) Entre as alternativas, assinale a única que descreve corretamente o processo de expansão industrial regional no Brasil nas últimas décadas.
a) A baixa oferta de fontes de energia resultou em maior concentração de indústrias em estados que hoje são os maiores produtores de eletricidade, gás natural e petróleo.
b) São Paulo e sua capital não detêm mais a hegemonia industrial do passado, pois a maior parte da produção vem de estados vizinhos como Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.
c) O comando das atividades econômicas acompanhou a dispersão das indústrias, tanto que surgiram novas metrópoles globais no Brasil fora do eixo Rio-São Paulo.
d) A principal causa da desconcentração industrial vem do fato da maioria das indústrias do país ser defasada tecnologicamente, exigindo crescente mão de obra barata.
e) Mesmo com as unidades fabris atraídas por incentivos fiscais para outros estados, o comando e a gerência do processo produtivo ainda concentra-se em São Paulo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta certa, E - Mesmo com as unidades fabris atraídas por incentivos fiscais para outros estados (por exemplo, há uma fábrica da Panasonic na fronteira do estado de Minas Gerais com São Paulo), o comando e a gerência do processo produtivo ainda concentra-se em São Paulo (o escritório da Panasonic no Brasil é na cidade de São Paulo. Os funcionários da empresa, como gerentes, viajam para vistoriar a fábrica constantemente).
Perguntas interessantes