Física, perguntado por amandarosa8p9d2ot, 1 ano atrás

(UTFPR) A direção de propagação de uma onda luminosa é caracterizada por um raio luminoso. Na figura a seguir, I1 representa um raio luminoso que incide obliquamente à superfície de separação (S) entre dois meios diferentes e I2 representa um raio que incide na direção normal à superfície S.

Considerando essas duas situações, é correto afirmar que:

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Você não colocou as alternativas, porém podemos comentar sobre todas as caracteristicas do meio A e do meio B com base na figura e nso conhecimentos sobre refração luminosa.

Primeiramente sabemos que a refração se da pela seguinte formula:

n_A.sen(\theta_A)=n_B.sen(\theta_B)

Onde "n" é o indice de refração e o angulo é o angulo em relação a normal.

Note que usando esta formula nós justificamos o raio I2 não mudando o angulo, pois o angulo entre ele e a normal é 0, logo, para ser 0 dos dois lados da equação, então os dois senos devem ser 0, pois "n" não pode ser nulo.

Assim analisando o raio I1 vemos em A que ele tem um angulo maior em relação a normal, então para se manter equilibrado, temos que ele possui um indice de refração menor que o de B, pois o seno aumenta a medida que o angulo aumente:

Indice de refração: n_A<n_B

E sabemos que indices de refração estão diretamente ligados a densidade do meio e a velocidade da luz, quanto maior o indice de refração, maior a densidade e menor a velocidade da luz no meio:

Indice de refração: n_A<n_B

Densidade do meio: d_A<d_B

Velocidade da luz no meio: v_A>v_B

Assim temos todas as informações que precisavamos.

Perguntas interessantes