ENEM, perguntado por vitpolido, 10 meses atrás

Uso frequente de redes sociais está relacionada com saúde mental fragilizada É o que diz um estudo conduzido pela Secretaria de Saúde Pública de Ottawa, no Canadá, e publicado na revista Cyberpsychology, Behaviorand Social Networking. Os pesquisadores descobriram que adolescentes que ficam por mais horas nas redes sociais têm mais chances de apresentar fragilidades na saúde mental, sofrimento psíquico e pensamentos suicidas. Foram analisados dados de 750 pessoas e 25% delas disseram ficar no mínimo duas horas por dia em redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram. Esses adolescentes se apresentaram mais propensos a apresentar relatos de depressão e ansiedade. Os pesquisadores acreditam que jovens com problemas mentais possam estar buscando interações virtuais porque se sentem isolados ou com a intenção de encontrar um apoio nas redes sociais. SEI, Marisa. Uso frequente de redes sociais está relacionada com saúde mental fragilizada. Revista TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, ano 1, n. 1, 2015. Há no título do texto, Uso frequente de redes sociais está relacionada com saúde mental fragilizada, algo que foge às regras de concordância entre os termos de uma frase. Isso gera, de acordo com a gramática considerada padrão, um desvio de normas do bom uso da língua materna. O “desvio à norma” consiste em afirmar que (A) a palavra “relacionada” deveria estar no plural para concordar com a expressão “redes sociais”. (B) a palavra “uso” deveria estar no plural para concordar com a expressão “redes sociais”. (C) a expressão “redes sociais” deveria estar no singular para concordar com a palavra “uso”. (D) a palavra “relacionada” deveria estar no masculino para concordar com o substantivo “uso”. (E) a palavra “fragilizada” deveria estar no plural para concordar com a expressão “redes sociais”.

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
1

A alternativa correta, sobre o desvio à norma culta, é a letra "D": a palavra “relacionada” deveria estar no masculino para concordar com o substantivo “uso”.

O correto seria:

"Uso frequente de redes sociais está relacionado com saúde mental fragilizada".

Em alguns casos o uso da língua culta pode ser ignorado, optando-se pela linguagem coloquial, que é usada em situações informais.

Contudo, em ocasiões como reuniões de trabalho e ao escrever e-mails ou ofícios, é importante que a língua culta seja respeitada.

Exemplos de quando pode-se usar a linguagem coloquial: reuniões de amigos, encontros familiares.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes