Uso de sanguessugas
"Desde a antiguidade uma espécie de sanguessugas era usadas para fazer sangrias dos doentes,acreditava-se que esse procedimento curava muitas doenças.O uso desses parasitas na medicina se tornou-se muito comum no século19.porem alguns medicos notaram que era inutil sangrar o doentealgumas vezes isso piorava o estado do doente.assim as sanguessugas foram sendo banidas dos procedimentos medicos. hoje estao voltando a ser utilizados mas em poucos casos como em algumas cirurgias plasticas para retirar o sangue acumulado em certos pontos da pele."
Como es informaçoes desse texto podem ser usadas para defender a preservação da biodiversidade do planeta?
Soluções para a tarefa
As sanguessugas são invertebrados anelídeos utilizados pelo homem desde a antiguidade para cura de doenças. Com o avanço da medicina e consequente conhecimento do funcionamento deste animal invertebrado como do corpo humano e como agiam as doenças. Com isso, o uso das sanguessugas foi sendo abandonado e o seu uso questionado. Neste período, as sanguessugas quase entraram em extinção. Entretanto hoje, seu uso é reconhecido em alguns tratamentos devido a suas propriedades anestésicas, vascularizadoras e anticoagulantes.
A conservação da biodiversidade permite que o homem possa fazer uso da natureza para sua sobrevivência e aplicações tecnológicas. Neste exemplo, se as sanguessugas tivessem sido extintas, não poderiam ser aplicadas atualmente, o que nos obrigaria a recorrer a algum outro método para substituir o seu uso.
Outro aspecto a se considerar está no papel das sanguessugas dentro de seu habitat. A maioria das espécies habitam águas doces, mas podem também ser encontradas em ambientes pantanosos e salinos. As sanguessugas usualmente são parasitas hematófagos, se alimentando do sangue de outros animais, porém podem se alimentar de outros animais como vermes, caramujos e ainda há espécies detritívoras, sendo essenciais na produção e renovação da matéria orgânica.