USINA DE ITAIPU BATE RECORDE MUNDIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA A usina de Itaipu tornou-se, às 23h16 desta terça-feira (20.12.2016), a primeira hidrelétrica do mundo a gerar 100 milhões de Megawatts-hora (MWh) em menos de um ano. A quantidade seria suficiente para atender ao mercado brasileiro de eletricidade por dois meses e 16 dias e, ao paraguaio, por sete anos e 17 dias. [...] Uma combinação de fatores contribuiu para o bom desempenho, de acordo com a empresa: a afluência (corrente abundante de um rio) regular do rio Paraná, a alta demanda de eletricidade no Brasil e no Paraguai, a otimização do uso dos recursos naturais e a elevada performace dos equipamentos [...]
Fonte: Portal Brasil, dezembro de 2016.
b) Segundo o texto, qual característica natural da Região Sul
contribui para o desempenho da usina de Itaipu na produção de
energia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Região Sul é muito rica em xisto betuminoso e carvão mineral. O carvão mineral é utilizado para produzir energia elétrica nas usinas termelétricas, como a Usina Termelétrica Jorge Lacerda, em Santa Catarina. Além desses minérios, a região possui também energia hidrelétrica em abundância, graças às características de sua hidrografia — os rios caudalosos e os rios de planalto.
Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior usina hidrelétrica do mundo.
A maior usina hidrelétrica da região é a Itaipu, inaugurada em 1983, que aproveita os recursos hídricos do rio Paraná, mais precisamente nas imediações das cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), na margem esquerda e Ciudad del Este, antiga Puerto Presidente Stroessner (Paraguai), na margem direita. Como é considerada a maior usina hidrelétrica do mundo, sua energia é utilizada em partes iguais por ambos países a que pertencem, Brasil e Paraguai.
Além de abastecer a Região Sul, a energia da Usina hidrelétrica de Itaipu é imensamente utilizada em outras regiões brasileiras, inclusive na Região Sudeste, que é mais desenvolvida, com indústrias de grande porte.
A distribuição de energia elétrica na Região Sul é controlada pela Eletrosul, com sede em Florianópolis (SC), que estende a atuação ao Estado de Mato Grosso do Sul e também a outras áreas do Brasil, devido a interligações com a rede de energia da Região Sudeste.
Em relação às usinas hidrelétricas que ainda existem em atividade desde o século XX, entraram em funcionamento entre as décadas de 1990 e 2000, tais como Usina Hidrelétrica de Ilha Grande, no rio Paraná, Usina Hidrelétrica de Machadinho, no rio Pelotas, e Usina Hidrelétrica de Itá, no rio Uruguai.