(USFM -RS) Em outra versão da fábula O rato do cam po e o rato da cidade, as duas interrupções à fartarefeição dos ratinhos não fazem parte da trama. Um final diferente, em forma de diálogo, é atribuído à história, o que pode ser conferido a seguir."Realmente tens razão!" — exclamou o rato do campo, encantado com tanta comida obtida sem trabalho.“Julgava que a minha vida no campo era boa, mas agora vejo que, afinal, vivo na penúria."Analise as afirmativas relacionadas com a segunda versão da fábula.I. A omissão da fase de complicação da narrativa permitiu pôr em oposição a moral das duas versões.II. Assim como na primeira versão, a ideia de "boa vida” equivale à fartura obtida sem esforço.III. Para dar mais coerência à mudança do ponto de vista do ratinho, que, por fim, considerou a vida na cidade melhor, o segmento afinal deveria ser substituído por finalmente.Está(ão) correta(s):a) apenas I.b) apenas II.c) apenas III.d) apenas I e II.e) I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Olá!
A resposta correta é a Letra D – apenas I e II
As afirmações I e II estão corretas, pois como a própria afirmativa I diz, a omissão de uma fase de complicação pôs em oposição a moral das duas versões, visto que na primeira versão o perigo de ser pego faz com que o rato do campo constate que uma vida sossegada é mais importante que a fartura.
Mesmo em outra versão a fartura ainda é ressaltada como sinônimo de boa vida, portanto a afirmação II também está correta.
Por fim, a afirmação III é a única incorreta foi a palavra afinal é utilizada como advérbio de conclusão, utilizado no sentido de resignação. Nesse sentido, a substituição pela palavra finalmente não caberia.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás