Química, perguntado por vimenegazzofer, 1 ano atrás

(USF – adaptada). Leia o texto a seguir. A radiologia é a parte da ciência que estuda órgãos ou estruturas por meio do uso de radiações, gerando, dessa maneira, uma imagem. Nas últimas décadas, foram acrescentados novos métodos de formação de imagem, como a ultrassonografia, a ressonância magnética nuclear, a mamografia, os novos equipamentos de tomografia computadorizada, além de muitos outros avanços, o que contribuiu para tornar essa área ainda mais interessante. Os passos descritos a seguir determinam basicamente a formação dos raios que geram as imagens, especialmente nos exames de radiografia. Analise-os.

I. Um filamento condutor é eletricamente aquecido e uma nuvem de elétrons é produzida ao seu redor.
II. A alta voltagem (diferença de potencial) no tubo acelera os elétrons a uma velocidade muito grande em direção ao ânodo.
III. O dispositivo focalizador aponta o feixe de elétrons para a área focal no anteparo.
IV. Os elétrons bombardeiam o anteparo e são freados subitamente ao repouso.
V. A energia perdida pelos elétrons é transferida em calor (cerca de 99%) ou raios X (cerca de 1%).
VI. O calor produzido é removido e dissipado em todas as direções pelo bloco de cobre e pelo óleo circundante.
VII. Os raios X são emitidos em todas as direções vindos do anteparo. Aqueles que atravessam a pequena janela no revestimento de chumbo constituem o feixe usado para propósito de diagnóstico.
Como é possível observar, a produção de raios X está relacionada a conceitos da radioatividade e às suas principais radiações (2α4, -1β0 e ϒ).

Com base nessas informações e nos conceitos de radioatividade, de estrutura atômica da matéria e de termoquímica, é correto afirmar que

Escolha uma:
a. a energia perdida pelos elétrons, com posterior transformação em calor, caracteriza o fenômeno como endotérmico.
b. o operador do equipamento deve utilizar alguns itens de proteção e evitar ficar exposto à radiação por muito tempo, pois essa é danosa ao seu organismo, especialmente pela partícula alfa que possui alto poder de penetração.
c. considerando o elemento urânio (92U238), a emissão de uma partícula alfa o transformaria em um átomo com um maior valor de número atômico.
d. o aquecimento do filamento condutor, descrito na etapa um, envolve um processo conhecido na Química como salto quântico, um fenômeno estritamente nuclear.
e. uma partícula beta é classificada como um elétron emitido pelo núcleo de um átomo, e, para cada partícula lançada, há um aumento em uma unidade nos valores de número atômico.

Soluções para a tarefa

Respondido por HUTTNER
7
Prova Online?

e) Uma partícula beta é classificada como um elétron emitido pelo núcleo e, para cada partícula emitida, há um aumento em uma unidade no valor de número atômico transformando o átomo emissor em um átomo de outro elemento químico.  

Essa é a resposta correta ;)

Abraços!

vimenegazzofer: Muitoooo Obrigada !!!!!
Respondido por mariastella1234
0
reposta letra e)
agora vamos analisar cada alternativa:
a) incorreta, salto quântico acontece na eletrosfera do átomo, não trabalhando com o núcleo.
b) incorreta, pois a emissão de uma partícula alfa transformaria em um átomo de menor valor de número atomico
c) incorreta, tranformação do calor é um fenômeno exotermico
d) incorreta, alfa possui um baixo poder de penetração
e) correta, haja vista o beta ser classificado como um eletron,transformando o atomo em um outro elemento químico
Perguntas interessantes