Química, perguntado por czar777, 1 ano atrás

Use o livro de química: Brown, T. L.; LeMay, Jr. H. E.; Bursten, B. E. Química Ciencia Central. Editora LTC, Rio de Janeiro, 1999 ou outra edição mais recente Brown, Theodore L.Química ciencia central. São Paulo : Prentice Hall, 2005. Ou Brown, Theodore L. ... [et al.]. Pearson 1216.

Estudo o capítulo 8 sobre ligações químicas, responda as questões.

A respeito de ligação ionica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:
Em uma ligação ionica pode ocorrer o compartilhamento de um par de elétrons entre dois átomos, formando uma ligação simples. Também pode ocorrer o compartilhamento de dois pares de elétrons, formando ligação dupla, ou tres pares de elétrons, formando ligação tripla.
Alternativa 2:
Uma molécula de hidrogenio (H2) é formada pelo compartilhamento de um par de elétrons, portanto, é um composto ionico.
Alternativa 3:
A formação do íon Na+ a partir do Na e do íon Cl- a partir do Cl2, mostra que um elétron foi cedido pelo átomo de sódio e recebido pelo átomo de cloro. Dessa forma, ocorre a ligação ionica e forma-se o composto ionico NaCl.
Alternativa 4:
Os metais são compostos ionicos formados através de ligações químicas onde um átomo de metal perde um elétrons e outro átomo de metal recebe o mesmo elétron.
Alternativa 5:
Os compostos ionicos são formados por ligações ionicas, as quais, são realizadas por pares de elementos não-metálicos entre si.

Soluções para a tarefa

Respondido por adilsonliana
0

Resposta:

Alternativa 3.

Explicação:

As Ligações Iônicas são as ligações químicas que ocorrem entre os átomos quando estes reagem entre si a fim de alcançarem a estabilidade.

Segunda a Teoria do Octeto, a estabilidade é atingida quando há 8 elétrons na última camada ou camada de valência.

Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos.

Também chamada de ligação eletrovalente, a ligação iônica é produzida entre íons (cátions e ânions), daí o termo "iônica".

Portanto, nas ligações iônicas, um ânion, íon de carga elétrica negativa, se une com um cátion, íon de carga positiva, formando assim, um composto iônico por meio da atração eletrostática existente entre eles.

Assim, podemos concluir que a ligação iônica é um tipo de ligação química baseada na interação eletrostática que ocorre entre íons de cargas opostas, ou seja, íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions).

As ligações iônicas, geralmente estabelecida entre um metal e um ametal (não metal), formam os compostos iônicos: elementos sólidos, duros e quebradiços que apresentam alto pontos de fusão e ebulição, além de conduzirem corrente elétrica quando dissolvidas em água.

Alguns exemplo de ligações iônicas:

Na+Cl- = NaCl (Cloreto de sódio ou sal de cozinha)

Mg+Cl- = MgCl2 (Cloreto de Magnésio)

Al+O- = Al2O3 (Óxido de Alumínio)

Perguntas interessantes