Use a virgula , se necessário, e diga que motivo: Dentro do navio ninguém sabia o que fazer. Paulo você assistiu a aula? Maria Clara menina discreta e responsável deu mostras de sua excelente formação moral. Prestem atenção aqui alunos. Eu encontrei Raquel filha de pedro Amigo de.meu pai no baile de formatura. O guincho acaba de levar um carro uma moto e uma bicicleta. As frequentes discussões entre os jogadores da seleção fizeram o técnico cair.
Soluções para a tarefa
Resposta:
"Dentro do navio, ninguém sabia o que fazer." Neste caso, você pode usar a vírgula ou não, pois é um deslocamento do adjunto adverbial (dentro do navio).
"Paulo, você assistiu à aula?" É necessário usar a vírgula porque é um vocativo. Você está chamando o Paulo, portanto, vocativo leva vírgula.
"Maria Clara, menina discreta e responsável, deu mostras de sua excelente formação moral." Neste caso temos o aposto. A gente utiliza as duas vírgulas para acrescentar algo. Repare que sem a frase entre as vírgulas a oração ainda assim faria sentido: "Maria Clara deu mostras de sua excelente formação moral." Menina discreta e responsável é apenas um acréscimo.
"Prestem atenção aqui, alunos." Novamente temos o vocativo (alunos), portanto, é obrigatório o uso da vírgula.
"Eu encontrei Raquel, filha de pedro, amigo de meu pai, no baile de formatura." Aqui temos o aposto usado duas vezes, acrescentando que Raquel é filha de Pedro e que Pedro é amigo do pai do locutor. Faz-se necessário então o uso da vírgula.
"O guincho acaba de levar um carro, uma moto e uma bicicleta." Sempre que houver uma enumeração devemos utilizar a vírgula para separar cada um dos itens.
"As frequentes discussões entre os jogadores da seleção fizeram o técnico cair." Não há vírgula nessa frase.
Espero ter ajudado.