Usar de comparações como estratégia didática para ministrar aulas de História é uma maneira de dar sentido à História ensinada, explorando e explicando, de maneira comparada, acontecimentos do passado e do presente e suas possíveis relações. As comparações no ensino de história permitem:
I. aproximar o tempo passado, não vivido, do tempo presente, vivido, para conferir sentido à História ensinada na escola.
II. favorecer a construção do conceito de tempo histórico, aqui entendido como uma construção do sujeito ao coordenar as noções de sucessão/ordenação, simultaneidade e duração.
III. promover o interesse dos alunos ao aproximar a História estudada com o presente, por meio de uma visão problematizadora da História.
IV. levar os alunos a questionarem e buscarem ativamente respostas aos seus questionamentos através da comparação de situações históricas entendidas em seus respectivos contextos.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Todas as assertivas estão corretas.
O uso de comparações como estratégia didática mostra-se bastante efetivo no sentido de possibilitar a projeção dos alunos para com o tempo histórico, possibilitando que haja um melhor entendimento das datas em que os eventos ocorreram.
Ao mesmo tempo, possibilita o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de reflexão, visto que aproxima o tempo do passado em uma visão mais problematizadora.
Perguntas interessantes