Usain Bolt é recordista mundial de duas provas individuais mais tradicionais do atletismo. Quais as provas? Quais as marcas? Em que ano e cidade ele conseguiu os feitos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O jamaicano disputa sua última grande competição, o Mundial de Atletismo 2017, em Londres, e aqui enumeramos nove razões que explicam seu status de "mito" do esporte.
Ele é o homem mais rápido da história. Bolt é o dono dos últimos três recordes mundiais dos 100m, e sua primeira marca foi estabelecida há nove anos.
Em maio de 2008, Bolt correu a prova em 9,74s, apenas dois centésimos mais rápido que o recorde do também jamaicano Asafa Powell. Três meses mais tarde, nas Olimpíadas de Pequim, ele baixou o tempo para 9.69s.
Mas a cereja no bolo foi no Mundial de 2009, em Berlim, quando Bolt venceu os 100m com a incrível marca de 9.58s.
O primeiro recorde mundial da prova data de 1912, quando o americano Donald Lippincott correu 10,6s nos Jogos de Estocolmo, a primeira competição disputada depois da criação da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) - naquela época a cronometragem era manual e não registrava centésimos. Outro americano, Jim Hines, em 1968, foi o primeiro homem a oficialmente completar a distância abaixo de 10s (9,95s).
Sendo assim, Bolt foi o primeiro ser humano a baixar o tempo de Lippincott em um segundo.